Praia, São Filipe e São Vicente contemplados com segunda fase de programa conjunto sobre segurança humana (c/áudio)

Inicio | Cooperação
Praia, São Filipe e São Vicente contemplados com segunda fase de programa conjunto sobre segurança humana (c/áudio)
16/04/25 - 12:48 pm

Cidade da Praia, 16 Abr (Inforpress) – Os municípios da Praia, São Filipe e de São Vicente vão beneficiar da segunda fase do programa conjunto entre o Governo e as Nações Unidas, que visa promover a sensibilização e a defesa da segurança humana.

A informação foi avançada hoje pelas Nações Unidas em Cabo Verde, na cidade da Praia, durante o lançamento da segunda fase deste programa.

Intitulado “Promover a sensibilização e a defesa da abordagem da segurança humana como estratégia para ultrapassar a actual crise nos Municípios da Praia, São Filipe e São Vicente”, o programa visa reforçar a sensibilização e a advocacia sobre a segurança humana centrada nas pessoas.

Na ocasião, a coordenadora Residente das Nações Unidas, Patrícia de Souza, destacou a importância de se investir na segurança humana num “país de paz” como Cabo Verde, que, segundo sublinhou, “tem avançado muito em temas de desenvolvimento”.

“Mas que a gente sabe que a questão da segurança é uma questão de base, uma questão estruturante que tem que ser trabalhada continuamente sobretudo nas comunidades mais vulneráveis”, sugeriu. 

Ressaltou de igual modo que é “fundamental trabalhar de forma integrada” e destacou o papel da sociedade civil na transformação social.

Segundo a coordenadora, as instituições da sociedade civil têm um “papel fundamental”, uma vez que chegam onde o poder público muitas vezes não consegue, porque está no dia-a-dia da comunidade.

“Essa integração e intersectorialidade desse programa dá trabalho. Não é uma coisa simples. Mas, quando funciona, funciona muito bem. Eu acho que esse foi um dos elementos de êxito, de sucesso da primeira fase, que fez com que nós conseguíssemos trazer a segunda fase”, salientou.

Reafirmou, neste sentido, o compromisso das Nações Unidas em apoiar o país para que ninguém fique para trás.

Por seu lado, o director Nacional da Política Externa e Integração Regional, Carlos Semedo, em representação do ministro dos Negócios Estrangeiros, agradeceu a contribuição financeira do Fundo das Nações Unidas para a Segurança Humana, no montante de 200 mil dólares, e demais parceiros.

“Este projeto é um exemplo de boa parceria com o Sistema das Nações Unidas.  (…) Cabo Verde é um país de rendimento baixo, tem feito progressos, mas ainda persistem desafios, nomeadamente a nível de segurança”, afirmou.

Este responsável reconheceu que a criminalidade nos grandes centros urbanos, aliada ao rendimento baixo das famílias e outras vulnerabilidades sociais, constituem ameaça, realçando, no entanto, um conjunto de medidas e políticas implementadas pelo Governo, com foco no empoderamento das pessoas.

ET/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar