Mindelo, 14 Fev (Inforpress) – Os técnicos e responsáveis dos Recursos Humanos dos municípios do Barlavento recebem até hoje, no Mindelo, uma formação que pretende reforçar as capacidades para a gestão do capital humano e para lidar com os desafios.
Conforme avançou à imprensa a directora-geral da Descentralização, Artemisa Tavares, a iniciativa insere-se no programa conjunto de desenvolvimento local de Cabo Verde, implementado pela PNUD e pela ONU Habitat em parceria com o Ministério da Coesão Territorial e a Associação dos Municípios de Cabo Verde.
A acção formativa, iniciada na quarta-feira, tem como objectivo reforçar a capacidade dos técnicos e responsáveis em termos de gestão do capital, área na qual, segundo a mesma fonte, foram verificadas algumas lacunas.
Para isso estão reunidos, no Mindelo, cerca de duas dezenas de técnicos das ilhas de São Vicente, Santo Antão, São Nicolau, Sal e Boa Vista, que ganham habilidades para fortalecer a parte humana no local de trabalho.
Da parte dos formandos, garantem ser uma formação de “grande valia”, especialmente porque a maior parte estreia-se na área, após as recentes eleições autárquicas.
Manuela Aleixo, técnica de Recursos Humanos da Câmara Municipal do Paul, Santo Antão, assegurou que a troca de experiência é “muito boa”, embora o pouco tempo de duração da formação.
“O desafio é grande e são muitas preocupações e dúvidas e gostaria que os poder colocar, pelo menos metade, aproveitando os formadores e a outras pessoas ligadas às outras instituições”, lançou, enumerando como maior problema dos funcionários do seu município a questão de aposentação.
Também de Santo Antão, a vereadora dos Recursos Humanos da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Marísia Santos, considerou que o curso permite estar dotada de técnicas para motivar os seus colaboradores.
“Para vermos os nossos colaboradores como parceiros e não somente como recursos humanos, porque para termos melhores resultados temos de os ter motivados e satisfeitos”, enfatizou Marísia Santos.
Já a vereadora do mesmo pelouro da Câmara Municipal de Ribeira Brava, Vaniza Oliveira, disse que a formação veio em “boa hora” por estarem no início do mandato.
Permitiu, segundo a mesma fonte, abordar “temas importantes e pertinentes” para a gestão do capital humano e enfrentar os desafios dos funcionários dos municípios.
No seu caso, avançou, enfrenta como um dos principais constrangimentos à “precariedade laboral”, tanto em relação aos salários, como ao vínculo laboral trazido à baila com a transição para o Plano de Cargos, Funções e Remunerações (PCFR).
Mas, di-lo Vaniza Oliveira, leva para São Nicolau “boas práticas” para ajudar na resolução da situação.
Antes do Mindelo, a acção formativa, financiada pelo Grão-Ducado de Luxemburgo, foi realizada na cidade da Praia para os técnicos da zona de Sotavento.
LN/CP
Inforpress/Fim
Partilhar