Santa Catarina: Frei Bernardino Lima desafia sociedade a acolher Cristo sem preconceitos porque “é um Cristo de todos”

Inicio | Cultura
Santa Catarina: Frei Bernardino Lima desafia sociedade a acolher Cristo sem preconceitos porque “é um Cristo de todos”
26/01/25 - 05:16 pm

Assomada, 26 Jan (Inforpress) – O frei Bernaldino Lima desafiou hoje à sociedade a acolher Jesus Cristo sem tabu, sem medo, sem preconceito, justificando que Ele é um Cristo de todos, católicos, protestantes, adventistas, judeus, ou seja, para a humanidade.

Este apelo foi feito à imprensa, momentos antes do acto da apresentação do seu livro, “O Cristo dos Oprimidos – Por uma Pedagogia Cristã do Pecador” aos santa-catarinenses, um acto presidido pelo antropólogo Arlindo Mendes.

Ao falar desta obra, o autor ressaltou que já foi apresentado em diversos concelhos e que tem apresentado “uma grande esperança e um novo modo para acolher a palavra de Deus”.

Este livro, segundo o frei, “deve provocar no seio da igreja e de todos os seres humanos, uma certa mudança de mentalidade”, na medida em que segundo o mesmo, suscita uma certa "curiosidade" a pessoas que normalmente não frequentam a igreja.

“O que quero é demonstrar que Cristo é de todos, que se encontra em todos os lugares onde o homem se encontra, seja no hospital, na prisão, na rua, em casa, em todos os sectores da sociedade, pois Cristo assumiu a humanidade em todos os aspectos”, assegurou.

No seu livro, frei Bernaldino Lima realçou que faz uma abordagem onde a sociedade se encontra muito preocupada com o mundo virtual, com o mundo artificial, dando muita atenção aos problemas que passam pelo mundo através dos meios tecnológicos e não dispensa tempo para aqueles que realmente se encontram perto um dos outros.

E, é neste sentido que reconhece e explica que a tecnologia é sempre um meio, mas alerta que nunca vai substituir a presença e a convivência real com as pessoas, “como Cristo encarnou para estar connosco”.

Sendo assim, pede a todos que acolham Jesus Cristo sem medo, sem preconceito, sem tabu, justificando que é um Cristo dos católicos, protestantes, adventistas, judeus, publicanos, dos romanos, de todos, pois Ele é para a humanidade.

“O Cristo dos Oprimidos – Por uma Pedagogia Cristã do Pecador” é a quarta obra do frei Bernardino Viriato Lima, frade capuchinho, natural da ilha Brava, doutor em Ciências de Educação com especialidade em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma-Itália, que já publicou outras obras, como a “Vida e obra do Padre Pio Gottin”, “Coração de Parida”, “Psicopedagogia familiar - numa relação de interajuda”.

A obra, apresentada publicamente a 26 de Setembro de 2024, na cidade da Praia, ilha de Santiago, segundo o autor, já chegou às mãos do Papa Francisco.

MC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar