Cidade da Praia, 22 Jan (Inforpress) – O líder parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD, poder) considerou hoje que Cabo Verde, ao longo da sua trajetória, construiu uma democracia respeitada, mas que “é imperativo” manter vigilante e empenhado em aprimorá-la.
Estas afirmações foram feitas por Celso Ribeiro, no âmbito do debate parlamentar com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, sobre a “Protecção e aprimoramento da democracia e da boa governança”.
“Somos hoje reconhecidos como uma das democracias mais sólidas, fruto da maturidade do povo cabo-verdiano, particularmente no que concerne aos valores supremos da democracia conquistados com o 13 de Janeiro de 1991”, afirmou.
Para o deputado, trata-se de um debate sobre o futuro de Cabo Verde, e que é uma oportunidade para se fazer uma análise profunda sobre as vicissitudes e os desafios que as democracias enfrentam decorrentes dos “fenómenos e actos que em nada abonam e nem beneficiam as democracias em várias latitudes”.
Conforme disse, o país soube no seu devido tempo libertar-se dos “opositores da democracia”, dando ao povo o direito de definir o seu futuro.
Na sua intervenção, Celso Ribeiro defendeu que num momento em que os desafios globais exigem lideranças responsáveis e instituições resilientes, a “casa parlamentar” deve assumir o seu papel central na construção de políticas que assegurem a estabilidade democrática e promovam um modelo de boa governança que seja referência no contexto africano e global.
Para o MpD, a democracia além de um sistema do Governo, é uma expressão de liberdade, igualdade e dignidade e reflecte o direito de cada cidadão de ser ouvido e de participar das decisões que moldam seu futuro.
Contudo, reconheceu que não se sustenta sozinha, porque, justificou, requer boa governança definida pela transparência, pela prestação de contas e pela eficácia no atendimento às demandas da população.
“Em várias partes do mundo, assistimos ao avanço do populismo, ao ressurgimento de autoritarismos e ao enfraquecimento das democracias. Estes movimentos representam uma ameaça aos valores que tanto prezamos”, afirmou o líder parlamentar do MpD, defendendo que a democracia cabo-verdiana tem de ser mais eficaz e efectiva em responder às necessidades e às aspirações dos cidadãos.
Isso implica, conforme Celso Ribeiro, superar os desafios da produção e da produtividade, criar mais e melhores empregos, e garantir que o crescimento económico se traduza numa distribuição mais equilibrada dos rendimentos e na melhoria crescente das condições de vida das populações.
ET/CP
Inforpress/Fim
Partilhar