São Vicente acolhe formação para reforçar participação cívica de jovens

Inicio | Sociedade
São Vicente acolhe formação para reforçar participação cívica de jovens
15/10/26 - 09:13 pm

São Vicente, 16 Out (Inforpress) – Quinze jovens participam numa formação sobre cidadania e participação democrática, na sexta-feira, em São Vicente, promovida pela Plataforma das ONG de Cabo Verde.

De acordo com a Plataforma das ONG de Cabo Verde, a formação decorre na delegação da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) e marca o início de um ciclo que se estenderá às ilhas do Sal, Santiago e Fogo e que abrangerá 60 formandos.

“Selecionados através de um processo de candidatura, os jovens terão a oportunidade de desenvolver competências de cidadania, liderança cívica inclusiva, comunicação e análise de informação, bem como de advocacia pós-eleitoral baseada em evidências”, destacou a mesma fonte.

A iniciativa, avançou, pretende dotar os participantes de ferramentas para transformar preocupações das comunidades em propostas fundamentadas e promover uma participação construtiva no diálogo com as instituições e outros actores relevantes.

Conforme a Plataforma das ONG de Cabo Verde, a formação tem  uma abordagem prática e  inclui exercícios, trabalhos de grupo e simulações de diálogo comunitário. Os participantes também serão desafiados a identificar problemas locais, analisar informações e elaborar propostas, reforçando a capacidade de exercer uma liderança responsável e contribuir para os processos democráticos.

Depois de São Vicente, as formações prosseguem no Sal, a 19 de Outubro, em Santiago, a 22, e no Fogo, a 26 de Outubro.

As actividades integram a iniciativa “Eleições Inclusivas e Participação Juvenil em Cabo Verde – Reforço do Envolvimento dos Jovens e da Mobilização Pós-Eleitoral”, que decorre de Setembro de 2026 a Março de 2027.

O projecto visa incentivar a participação juvenil ao longo do ciclo cívico e eleitoral, com particular atenção ao diálogo com as instituições e ao acompanhamento dos compromissos assumidos após as eleições.

As formações enquadram-se ainda no projecto Acção para uma Abordagem Eleitoral Holística para a Democracia — África (Ahead)  co-financiado pela União Europeia e liderado pela Parceria Europeia para a Democracia.

CD/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar