
São Filipe, 06 Set (Inforpress) – O presidente da Câmara de São Filipe, Nuías Silva, antecipou o regresso a Cabo Verde, interrompendo uma missão oficial na China, para acompanhar a emergência provocada pelo acidente que causou 25 mortos e 14 feridos.
Nuías Silva encontra-se na República Popular da China para participar num seminário sobre Cidades Inteligentes, cujo encerramento estava previsto para 16 de Setembro, estando o seu regresso inicialmente programado para o dia seguinte.
Perante a gravidade do acidente e as suas consequências para o município e para a ilha do Fogo, o autarca decidiu antecipar a viagem, alegando não reunir condições psicológicas para permanecer na missão.
“Não há e nem tenho condições psicológicas para continuar a missão na China”, afirmou Nuías Silva à Inforpress.
O regresso terá início na segunda-feira, 07 de Setembro, com uma deslocação de Shenzhen para Pequim, de onde seguirá, na terça-feira, dia 08, para a Cidade da Praia, com escala em Casablanca.
A antecipação da viagem foi possível através da articulação entre o Governo de Cabo Verde, a Presidência da República e a Embaixada da China em Cabo Verde, que asseguraram o apoio logístico necessário.
O itinerário prevê um voo entre Pequim e Casablanca, seguido da ligação para a Cidade da Praia. A chegada à ilha do Fogo, concretamente a São Filipe, está prevista para quarta-feira, 09 de Setembro.
O autarca deverá integrar-se de imediato nos trabalhos de apoio às vítimas do acidente, aos seus familiares e às populações afectadas.
“Face à gravidade do trágico acidente que abalou recentemente a ilha do Fogo, decidi de imediato antecipar o meu regresso a Cabo Verde para acompanhar de perto a situação e prestar todo o apoio directo ao município”, justificou.
Nuías Silva considera prioritária a sua presença no município neste momento de emergência, para acompanhar directamente as famílias e comunidades afectadas pela tragédia.
O acidente ocorreu na noite de sábado, quando um autocarro que transportava alunos regressava de um passeio e saiu da estrada, caindo de uma altura de cerca de 30 metros, na localidade de Campanas de Cima, no município de Santa Catarina do Fogo.
A maioria das vítimas são crianças e jovens.
JR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar