
Porto Novo, 22 Ago (Inforpress) – Os operadores turísticos do Tarrafal de Monte Trigo, no município do Porto Novo, manifestaram-se hoje preocupados com a falta de água nos seus estabelecimentos, alertando que esta situação está a condicionar a actividade turística nesta localidade.
O porta-voz dos operadores, João Crisóstomo, explicou que a quantidade de água disponibilizada aos estabelecimentos hoteleiros no Tarrafal de Monte Trigo pelos serviços municipais está aquém das necessidades, o que tem criado constrangimentos à actividade turística nesta aldeia.
João Crisóstomo exortou às autoridades municipais para analisar esta problemática que está a ter reflexos negativos no turismo no Tarrafal de Monte Trigo, uma das zonas mais visitadas da ilha de Santo Antão.
Contactado pela Inforpress, o vereador da Câmara Municipal do Porto Novo, responsável pelo pelouro do abastecimento de água, Celso Medina, esclareceu que tem havido aumento de unidades turísticas no Tarrafal de Monte Trigo e isso tem criado alguns desafios em termos do abastecimento de água.
O vereador avançou que a água disponível nesta localidade, proveniente de uma nascente, tem de ser repartida para o abastecimento público, para agricultura e para o turismo, o que tem gerado alguns conflitos, uma vez que a quantidade não abunda.
E, como a quantidade de água é limitada, os serviços municipais têm de fazer a gestão deste recurso natural sob pena de pôr em causa o abastecimento público e a actividades económica nesta zona, mais concretamente a agricultura e o turismo.
Celso Medina disse que o aumento da actividade turística no Tarrafal de Monte Trigo, com o surgimento de várias unidades, criou uma certa pressão sobre o abastecimento de água, defendendo a necessidade de se pensar já na forma de encontrar uma resposta para acompanhar este crescimento.
Este autarca admitiu a necessidade de os poderes públicos encararem, desde já, a possibilidade de investir na mobilização de água nesta zona, para que se possa acompanhar o crescimento da actividade económica no Tarrafal de Monte Trigo, uma localidade com forte potencial a nível da agricultura, turismo e da pesca.
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar