Ilha do Sal: Ministro ausculta sectores da água, energia e saneamento para traçar estratégias com parcerias público-privadas

Inicio | Economia
Ilha do Sal: Ministro ausculta sectores da água, energia e saneamento para traçar estratégias com parcerias público-privadas
11/08/26 - 06:10 pm

Santa Maria, 11 Ago (Inforpress) – O ministro do Ambiente, Acção Climática e Energia, Carlos Varela, afirmou hoje, no Sal, estar a recolher subsídios nos sectores da água, energia e saneamento para desenhar estratégias assentes em parcerias público-privadas.

No segundo dia da sua visita de trabalho à ilha, o governante reuniu-se com a Câmara Municipal do Sal e visitou a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Santa Maria, gerida pela empresa Águas de Ponta Preta (APP), para avaliar modelos de gestão aplicáveis a outras ilhas do arquipélago.

Em declarações à imprensa, o titular da pasta do Ambiente defendeu o envolvimento do sector privado no financiamento de infra-estruturas críticas, reconhecendo as limitações do orçamento de Estado perante o crescimento acentuado da ilha.

“Estamos a pensar num mecanismo para gerir isto de uma forma consistente, em parceria com a câmara municipal e também tentar, lá onde seja possível, trazer investimentos privados, parcerias privadas ou parcerias públicas-privadas para gerir este processo, porque são tarefas que exigem a participação de todos”, sustentou o ministro.

Carlos Varela apontou que “o orçamento a nível do Estado pode não ser o suficiente para dar conta da procura imediata”, motivo pelo qual o executivo está aberto a explorar todas as possibilidades de parceria.

O governante escusou-se, contudo, a adiantar desde já soluções concretas, frisando que, após o levantamento dos problemas no terreno, a estratégia de intervenção será alinhada com o programa do Governo, delineando em conjunto com o município e os operadores do sector as acções a desenvolver.

Outra das preocupações centrais apresentadas prende-se com a expansão da rede de esgotos e a actualização das infra-estruturas existentes perante o crescimento acentuado da ilha.

“A ilha do Sal é uma ilha turística e a procura tem sido cada vez maior. Teremos que, inevitavelmente, começar a investir na expansão da rede de esgoto e também garantir a segurança, porque não podemos ficar com redes obsoletas que depois possam causar problemas no fornecimento desse bem essencial”, salientou.

Questionado sobre a pressão ambiental sobre a ilha e os desafios nas áreas protegidas, exemplificados com o caso recente de reconstrução na Reserva Natural da Costa da Fragata, Carlos Varela assegurou que o quadro legal actual é claro, mas admitiu a possibilidade de futuros ajustes.

“Teremos que encontrar um mecanismo de gestão de forma eficiente. Em termos legais não há problemas, mas é claro que a lei, dependendo da dinâmica, ao longo do tempo poderá ser ajustada e alterada”, frisou o ministro.

O ministro do Ambiente, Acção Climática e Energia dá continuidade à sua visita de trabalho à ilha do Sal na quarta-feira, cumprindo uma agenda preenchida por diversas audiências com entidades locais.

NA/CP

Inforpress/Fim

Partilhar