Autárquicas 2024/Boa Vista: Candidato da UCID promete mais valorização à cultura

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Boa Vista: Candidato da UCID promete mais valorização à cultura
28/11/24 - 04:57 pm

Sal Rei, 28 Nov (Inforpress) – O candidato da UCID à presidência da Câmara Municipal da Boa Vista, Valdir Monteiro, prometeu, esta quarta-feira, 27 mais valorização da cultura na ilha, com foco na preservação das tradições e promoção do talento local.

Valdir Monteiro, que falava das propostas do partido para a área da cultura, começou por dizer que a cultura é história e que deve ser passada da melhor forma para as próximas gerações.

Falando da Boa Vista como “berço da morna”, o candidato da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) propôs, além das pequenas actividades do dia da morna, maior valorização mediante um festival aberto e popular, com espaço para artistas locais e de outras ilhas, de forma a que o povo passa contemplar e os jovens ganharem amor pela morna.

Valdir Monteiro disse ser necessário apoiar mais as festas juninas da ilha para atrair mais a atenção, que são uma tradição do país, e pretende trazer melhorias porque ao longo dos anos acabam por perder um “pouco do brilho” daquilo que é o contexto histórico,

“Na época de campanha há recursos para isso, mas ao longo do ano, para enriquecer e explorar a cultura, não temos encontrado nada. Então vamos dar apoio às associações de cada localidade para fortalecer as festas”

O líder da candidatura da UCID pretende, ainda, potencializar a escola de olaria do Rabil, quanto a materiais, exposição e venda das peças e investir na formação de jovens nessa carreira, porque a olaria tem uma importância e história na ilha.

Segundo Valdir Monteiro, o objectivo é dar um apoio maior para enriquecer a cultura e criar formas de a população poder trazer uma nova dinâmica para a ilha e a divulgação da sua cultura, para que possa ser conhecido o que Boa Vista tem de belo.

Na corrida ao cargo de presidência da Câmara Municipal da Boa Vista concorrem Valdir Monteiro (UCID), Cláudio Mendonça (PAICV) e João Spencer (MpD).

Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV elegeu oito presidentes de câmara.

MGL/HF

Inforpress/Fim

Partilhar