Cidade das Pombas, 28 Nov (Inforpress) – O candidato do PAICV às eleições autárquicas no Paul Hilarino da Luz promete um gabinete para resgatar festas culturais do Paul e munido de especialistas para concorrer a prémios nacionais e internacionais, se for eleito presidente da câmara.
Na corrida pelo voto, depois de subir Espenadeiro e descer em Figueiral, o candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) reuniu-se com os moradores da localidade a quem prometeu resgatar as festas do município, a partir de 01 de Dezembro.
Além do Carnaval, o dia de São Sebastião, 20 Janeiro, que coincide com o Dia dos Heróis Nacionais, Hilarino da Luz ressalta a necessidade de valorizar a memória dos que combateram pela liberdade da pátria, nomeadamente do combatente paulense Jaime Mota.
Na lista das “festividades desvalorizadas”, o candidato apoiado pelo PAICV considera a festa de Santo António, e o dia 15 de Agosto.
Desta forma, acrescenta que Paul precisa de um roteiro cultural, liderado por uma equipa que conheça a cultura local, para trabalhar em conjunto com grupos turísticos e com uma programação feita com antecedência.
“Nesta programação iremos convocar todos os paulenses a ajudar-nos a organizar uma programação, com alguma sensibilidade cultural, que tenha especificidades culturais e particularidades das zonas”, enumerou o concorrente pelo PAICV.
A câmara que Hilarino da Luz quer governar deve, no seu entender, trabalhar em cooperação com o Ministério da Cultura, concorrer às linhas de financiamentos culturais e incentivar os paulenses a criar e a apresentar projectos para poder obter financiamentos.
“Com um gabinete próprio, além de projectos nacionais, queremos apresentar projectos internacionais e é exatamente por isso que nós teremos especialistas em inglês e francês, para traduzir os projectos e podermos buscar financiamentos lá fora”, prometeu.
A candidatura do partido, que nestes dias tem-se “dividido para conquistar” Paul, tem em agenda hoje as localidades de Pedra das Moças e Cabo da Ribeira.
No Paul concorrem ao cargo de presidente da câmara municipal Adilson Fernandes (MpD), Anilton Fernandes (UCID) e Hilarino da Luz (PAICV).
Nas eleições de 2020 o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.
SN/CP
Inforpress/Fim
Partilhar