Cidade da Praia, 27 Nov (Inforpress) – Francisco Carvalho pediu esta terça-feira maioria absoluta para a sua reeleição na Câmara da Praia e denunciou o MpD de montar uma estratégia para compra de votos nestas autárquicas e que para o efeito já chegaram ao país 600.000 dólares.
O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) na corrida à sua própria sucessão fez essas acusações no primeiro “Grande Comício Festa” da candidatura “Uma Praia para Todos”, realizado na noite de terça-feira na Vila Nova, bairro de onde é originário.
“Chegaram esta tarde a Cabo Verde 600.000 dólares, vindos do estrangeiro para o MpD, destinados à compra de votos”, acusou Carvalho, que alertou aos apoiantes da candidatura que lidera a estarem cientes, ao mesmo tempo criticou a “participação do administrador da NOSI no porta-a-porta com o candidato do MpD”.
Perante estas suspeições, disse estar à espera do pronunciamento da presidente da Comissão Nacional de Eleições, CNE, asseverando que o primeiro-ministro e presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, já há muito manifestara a sua obsessão de “ganhar a autarquia da capital custe o que custear”.
Perante os seus apoiantes, Carvalho apresentou obras sociais, humanas e físicas, realizadas no seu primeiro mandato, sustentando que esteve sempre focado nas pessoas, apesar do bloqueio que disse ter sido imposto pelo governo central.
Apresentou ainda um conjunto de promessas a executar, convicto que irá merecer a confiança do povo nas urnas.
Já o presidente do PAICV, Rui Semedo, enalteceu o “grande apoio” à lista de Francisco Carvalho e Clara Marques (candidata à assembleia municipal), e sublinhou que mais do que um “slogan”, a candidatura “Praia para Todos” afigura-se como um conceito de desenvolvimento com potencialidade, recursos humanos identificados, visando a construção de uma estratégia para o desenvolvimento.
Rui Semedo solicitou votos para cimentar a vitória inequívoca da equipa de Francisco Carvalho e disse que a concepção “Praia para Todos” baseia-se em valores fundamentais de humanismo, solidariedade, justiça, e partilha de geração de oportunidade.
Na Praia, concorrem ao cargo para presidente da câmara Francisco Carvalho (PAICV), Abraão Vicente (MpD), Romeu de Lurdes (PTS) e Juceliano Vieira (UCID).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar