Cidade da Praia, 22 Set (Inforpress) – O presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV) avançou hoje, na Praia, que pretende organizar uma conferência de Alto Nível no país para reforçar as parcerias de desenvolvimento sustentável e resiliente com os municípios.
Fábio Vieira avançou essa informação durante a apresentação pública das propostas de lei sobre o Estatuto dos Eleitos Municipais e a Tutela Administrativa das Autarquias Locais, realizado numa unidade hoteleira da capital, que reuniu presidentes das Câmaras e Assembleias Municipais de vários municípios.
Segundo a mesma fonte, pretendem organizar este evento em parceria com o Governo para juntos com as autarquias, sector privado e sociedade civil, pensar as estratégias concertadas para construir municípios “mais fortes, resilientes e preparados” para os desafios do futuro.
Neste sentido apelou a todas as autarquias para colocarem o ordenamento do território e a requalificação urbana no topo das prioridades, defendendo que são condições essenciais para um desenvolvimento “verdadeiramente inclusivo e sustentável” dos municípios.
“É imperativo que adoptemos medidas corajosas que garantam sobretudo o acesso ao solo e à habitação para as famílias mais vulneráveis, combatendo a especulação e promovendo cidades mais justas, equilibradas e resilientes”.
O Presidente da ANMCV adiantou também que esta associação pretende lançar em parceria com o Governo e outros parceiros estratégicos, um programa de apoio específico para auxiliar todos os municípios na elaboração ou actualização dos seus planos de directores municipais.
Sublinhou que são instrumentos “fundamentais” para guiar o crescimento de forma harmoniosa e estratégica.
DG/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar