
Cidade da Praia, 12 Jan (Inforpress) - A preparação da selecção nacional masculina para o CAN2026, que arranca a 21 de Janeiro em Kigali (Ruanda), decorre de forma positiva em Portugal, declarou hoje a presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), Ângela Almeida.
A selecção encontra-se em estágio em Portugal desde o dia 26 de Dezembro e já concluiu a primeira fase de preparação, estando actualmente na segunda fase dos treinos.
Segundo Ângela Almeida, o grupo apresenta-se “motivado, focado e disciplinado” para o início da competição.
A Inforpress, Ângela Almeida garantiu que até ao momento “não existem constrangimentos significativos” no processo preparatório.
“Os desafios são normais em qualquer preparação, mas estamos preparados para enfrentá-los. Tudo está bem organizado e o estágio tem permitido alcançar os objetivos definidos”, declarou.
A presidente da FCA salientou ainda as condições oferecidas à equipa em Portugal, sublinhando que o ambiente de trabalho tem sido marcado pela “dignidade, disciplina e orgulho” em representar Cabo Verde.
Relativamente às expectativas para o CAN2026, Ângela Almeida afirmou que a ambição da selecção é alcançar os mais altos patamares da competição.
“Trabalhamos sempre para ganhar. Sabemos que vencer exige sacrifícios e depende também do desempenho das outras selecções, mas estamos bem preparados”, afirmou.
No que toca ao apoio institucional, a dirigente assegurou que os atletas contam “com apoio total” do Governo, patrocinadores e parceiros, bem como com parcerias locais em Portugal, envolvendo câmaras municipais e associações.
A seleção cabo-verdiana estreia-se no CAN2026 a 21 de Janeiro, em Kigali, competição que reúne as principais selecções africanas da modalidade.
Cabo Verde partilha o Grupo D, que se realiza de 21 a 31 de Janeiro, em Ruanda, com as congéneres de Marrocos, Congo e Benim.
De acordo com o sorteio dos grupos da 27.ª edição, Argélia, Nigéria, Ruanda e Zâmbia constituem o Grupo A, Egipto, Angola, Gabão e Uganda partilham o Grupo B, Tunísia, Guiné Conacri, Camarões e Quénia formam o Grupo C, ao passo que Cabo Verde, Marrocos, Congo e Benim constituem o Grupo D.
À luz do regulamento, a 27.ª edição do CAN será disputada em quatro grupos de outras tantas selecções, em que todos jogam entre si.
As duas melhores equipas de cada grupo avançam para a fase eliminatória, que segue em quartos-de-final, meias-finais e final.
CG/SR//AA
Inforpress/Fim
Partilhar