Rabat, 21 Abr (Inforpress) – A Agência de Notícias de Cabo Verde (Inforpress) participa a partir de segunda-feira, 22, até sexta-feira, 26, em Rabat (Marrocos), num seminário de formação sobre “Fact-checking [verificação de factos]: deteção de notícias falsas em conteúdos de media”.
Este seminário formação, organizada pela Federação Atlântica das Agências de Notícias (FAAPA), conta com a presença de 23 das 25 agências filiadas.
A formação, que terá lugar no Centro Africano de Formação de Jornalistas (CAFJ), em Rabat, visa fortalecer as competências dos jornalistas das agências de notícias africanas na verificação de factos e consolidar os seus conhecimentos para dominar as técnicas de verificação da fiabilidade da informação e lutar contra notícias falsas.
Introdução ao “fact-checking”, ferramentas e técnicas de verificação de factos, práticas de redecção para verificação de factos, metodologia de verificação de factos, funções e missões do verificador de factos são algumas temáticas que vão ser abordadas durante os cinco dias de formação.
Prevê-se no final a criação de uma rede de agências de notícias africanas de verificação de factos.
A FAAPA foi criada em 2014 por iniciativa da Agência Marroquina de Notícias (MAP).
Com sede em Rabat, capital do Reino de Marrocos, tem como missão promover a cooperação e troca de experiências entre as agências de notícias em diferentes áreas de interesse comum, em particular, informação, formação e produtos multimédia.
Inforpress/Fim
Partilhar