Cidade da Praia, 09 Mai (Inforpress) - A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) vai retomar, este ano, a cooperação com Cabo Verde após uma interrupção de 20 anos, com especial enfoque na promoção da economia azul, soube a Inforpress junto do Ministério do Mar.
Esta retoma foi confirmada pelo ministro do Mar, Jorge Santos, na recepção de uma missão oficial ao arquipélago da delegação da AFD, na quinta-feira, acompanhada pela embaixadora de França, Catherine Mancip, e pelo chefe da Cooperação da União Europeia, Cristobal Delgado Matas.
Durante o encontro, foi formalmente comunicada ao Governo cabo-verdiano a decisão da AFD de retomar a parceria com Cabo Verde, com especial enfoque na promoção da Economia Azul, considerada uma das principais apostas estratégicas do executivo no processo de desenvolvimento sustentável.
Na ocasião, o ministro saudou a decisão e apresentou as prioridades nacionais para o sector, destacando a importância da Economia Azul na diversificação da economia, valorização do capital humano, industrialização progressiva da pesca artesanal e protecção dos recursos oceânicos.
“A decisão da AFD representa uma excelente oportunidade para Cabo Verde mobilizar financiamento para projectos estruturantes no sector do mar”, sublinhou Jorge Santos, reforçando o impacto que esta nova fase de cooperação poderá ter no desenvolvimento do país.
Ainda no âmbito da visita, a delegação francesa realizou uma deslocação ao Porto da Praia e ao complexo de pesca, estruturas apresentadas pelo governante como prioridades para intervenção no quadro da nova parceria.
A AFD regressa assim ao panorama de cooperação com Cabo Verde, reforçando os laços históricos entre os dois países e abrindo caminho a novos investimentos estratégicos no sector marítimo.
KA/SR//CP
Inforpress/Fim
Partilhar