Administrador Único da Inforpress discursa no Simpósio sobre Governança da China em Pequim

Inicio | Cooperação
Administrador Único da Inforpress discursa no Simpósio sobre Governança da China em Pequim
27/10/25 - 04:45 pm

Pequim, 27 Out (Inforpress) - O administrador único da Inforpress, Hélio Robalo, foi hoje um dos oradores no "Simpósio sobre Xi Jinping: A governança da China - Volume V", em Pequim, promovido pelo Ministério do Comércio da China.

A Governança da China, se trata de um livro do presidente da China, Xi Jinping, para esclarecer as teorias “inovadoras” do Partido Comunista Chinês, inspirar o povo a trabalhar duro e apresentar a imagem da China ao resto do mundo.

Na sua alocução, Hélio Robalo enalteceu a importância da China para o desenvolvimento dos países africanos, mormente na construção de infra-estruturas que tem servido para a melhoria das condições de vida das suas populações.

No caso de Cabo Verde apontou a construção do Estádio Nacional, na Cidade da Praia, recinto, que segundo Hélio Robalo, " tornou-se num símbolo de orgulho para os cabo-verdianos ao acolher um dos momentos mais marcantes da história do futebol cabo-verdiano".

"O Estádio Nacional foi palco de um dos momentos mais marcantes da história desportiva de Cabo Verde, quando a selecção nacional de futebol conquistou a sua primeira classificação para uma Copa do Mundo", precisou.

Para o administrador da Agência Cabo-verdiana de Notícias, a China continua a desempenhar um papel de destaque no desenvolvimento de vários países em África, consolidando-se como um dos principais parceiros de cooperação do continente.

"Através de investimentos, programas de formação e transferência de tecnologia, o país asiático tem contribuído para o fortalecimento das capacidades locais e o avanço de sectores estratégicos", apontou.

Em Cabo Verde, reforçou Hélio Robalo, a parceria com a China tem-se revelado “particularmente significativa”, com projectos que abrangem áreas como a pesca, infra-estrutura, saúde, desporto e capacitação profissional.

Neste sentido, afirmou que as autoridades cabo-verdianas consideram que a cooperação com a China tem sido “essencial” para o progresso socio-económico do país e lembrou que a mesma dinâmica está a ser replicada em outros Estados africanos, promovendo o desenvolvimento sustentável em todo o continente.

“É um enorme orgulho para nós, é uma experiência enriquecedora poder testemunhar de perto a riqueza deste país e os frutos destas parcerias”, afirmou Hélio Robalo, que se encontra na China a participar num seminário sobre Desenvolvimento e Cooperação de Mídia em Países de Língua Portuguesa.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar