
Cidade da Praia, 17 Dez (Inforpress) – A Academia de Artes Cesária Évora (CEAA) promove hoje um recital de Natal para preservar a herança musical cabo-verdiana e homenagear a sua patrona, a Diva dos Pés Descalços, Cesária Évora, coincidindo com a data do seu falecimento.
Em declarações à imprensa no início do evento, a coordenadora do projecto, Lígia Timas, retratou o recital como momento simbólico de memória, partilha e valorização da morna.
"Cesária é nosso símbolo maior e referência musical. Aproveitamos estes dados para mostrar aos encarregados de educação e à comunidade o trabalho desenvolvido de Outubro a Dezembro", afirmou.
O recital funciona como “aula aberta”, permitindo ao público acompanhar o processo pedagógico da academia e o desempenho dos alunos em mornas eternizadas por Cesária Évora.
“Hoje, os presentes verão os alunos executando essas mornas, mantendo viva a memória dela e transmitindo o legado às novas gerações”, salientou Timas.
Aquela responsável enfatizou parcerias com escolas secundárias da Praia, como Cónego Jacinto, Pedro Gomes e Liceu Domingos Ramos, que foram transferidos para o processo educativo via artes.
Questionada sobre os desafios para expandir o ensino musical, Lígia Timas apontou a necessidade de maior autonomia administrativa e financeira.
“Queremos intercâmbios, parcerias e expansão nacional e internacional, mas precisamos de autonomia para isso”, sublinhou.
Activa desde Fevereiro de 2017, a CEAA conta com 163 alunos inscritos neste ano lectivo – um crescimento expressivo impulsionado pelas parcerias escolares e pela diversificação da oferta formativa.
Enumerou aulas de Iniciação Teatral, reforço em bateria e projecto de cordas friccionadas (violino, violoncelo e contrabaixo), em parceria com a Universidade Federal do Ceará, no Brasil, como as últimas novidades.
Para Timas, eventos como este aproximam crianças, jovens e adultos da arte, cultura e música tradicional cabo-verdiana, preservando o legado de Cesária.
KA/SR//ZS
Inforpress/Fim
Partilhar