Yara Santos nomeada membro da Academia Internacional de Cerimonial e Protocolo

Cidade da Praia, 01 Mar (Inforpress) – A escritora e presidente da Associação de Relações Públicas de Cabo Verde, Yara Santos, é a primeira cabo-verdiana nomeada para integrar a Academia Internacional de Cerimonial e Protocolo (AICP) como acadêmica correspondente.

A cerimónia de tomada de posse dos novos académicos acontece virtualmente no próximo dia 18 de Março, sábado, no Brasil.

Para a presidente da Academia, Eliane Ubillús, a entrada de Yara dos Santos como membro integrante da instituição justifica-se pelo “reconhecido prestígio às suas qualidades de liderança ao exemplo que constitui no exercício da sua função e contribuição excepcional” dada, a nível internacional, na promoção, divulgação e consolidação da prática e elevação do ensino das Relações Públicas, Cerimonial e Protocolo em Cabo Verde.

Contributo esses oriundos de diversas iniciativas, pesquisas e produções científicas levadas a cabo pela escritora.

Yara Santos, formada em Relações Públicas e pós-graduada em Marketing Político, Assessoria de Imprensa e Protocolo, tem proferido, nos últimos anos, várias palestras e conferências em Cabo Verde e fora dele, nomeadamente, em Marrocos, Portugal, Holanda, Itália, França, Brasil e Estados Unidos da América, apresentando e desenvolvendo temas como o empoderamento dos jovens, das meninas e das mulheres nas áreas de escrita, comunicação e liderança.

Foi galardoada com várias distinções internacionais, como os prémios Leadership in Communication Personality 2019, Humanitário Pan-Africano 2018, West African Youth Award 2018 e Mulheres Empreendedoras Europa e África 2018.

Tendo sido ainda distinguida como uma das 50 mulheres líderes na África Ocidental de 2019, e uma das 100 jovens personalidades mais influentes da África Ocidental em 2018, bem assim como um dos cinco escritores lusófonos a ser conhecidos pela “África Writes” em 2017.

É membro fundador e presidente da Associação de Relações Públicas de Cabo Verde.

A Academia Internacional de Cerimonial e Protocolo (AICP) criada em 2001, está presente, actualmente, em 23 países e 12 idiomas. Tem como principal finalidade, ser um espaço de reflexão, debate, recapitulação, ordenação e depósito de conhecimento de pesquisa, formulação de propostas e actividade intelectual que surgem cotidianamente no mundo das relações humanas que exigem o uso do protocolo, do cerimonial e relações públicas ou institucionais entre seus instrumentos de gestão.

Assim como propor soluções para conflitos protocolares e decidir sobre petições realizadas por instituições e entidades em todo o mundo, recolher, recapitular, ordenar, ampliar, disseminar e salvaguardar conhecimentos sobre o protocolo e cerimonial como ciência social e ciência humana, entre outros.

LT/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos