Xadrez: Mestre Mariano Ortega representa Cabo Verde no Campeonato Africano da Zona 4.2 na Nigéria

Cidade da Praia, 15 Set (Inforpress) – O mestre internacional Mariano Ortega, actual campeão cabo-verdiano de Xadrez e campeão africano da Zona 4.2, viaja hoje para Lagos (Nigéria) para disputar o 2022 African Individual ChessChampionships que se realiza de 18 a 27 do corrente.

A competição, segundo uma comunicação da Federação Cabo-verdiana de Xadrez, será disputada no sistema suíço de emparceiramento com nove rondas, iniciando-se no próximo domingo, 18, e término marcado para terça-feira, 27.

O 2022 African Individual ChessChampionships conta com o concurso de 75 jogadores inscritos, dos quais quatro Grandes Mestres (GM), 10 Mestres Internacionais (IM), oito Mestres FIDE (FM) e cinco candidatos a mestre (CM), em representação de 27 países do continente.

Fazem parte desta lista de inscritos os números um e dois do ranking africano, os egípcios Bassem Amin e Ahmed Adly, respectivamente e ambos GM.

Adly é o actual campeão africano e irá defender o título conquistado em 2021 na cidade de Lilongwe (capital do Malawi).

O número 03 do ranking inicial deste Campeonato Africano é o IM Fy Antenaina Rakotomaharo, representante de Madagáscar.

O Mestre Mariano Ortega parte como número quatro do torneio, o que coloca Cabo Verde numa posição cimeira e de responsabilidade.

“Embora a Federação Cabo-verdiana de Xadrez não tenha colocado qualquer pressão no nosso Mestre, para a obtenção de qualquer lugar cimeiro, estamos convictos de que, correndo tudo dentro da normalidade, Mariano Ortega poderá obter um bom resultado e voltar da Nigéria com mais um motivo de orgulho para todos nós, cabo-verdianos”, escreve-se a FCX.

Paralelamente à competição Open, decorre a competição feminina, cujo ranking inicial é liderado pela angolana Esperança Caxita, xadrezista que esteve no CV Open 2022.

Nesta prova feminina estão inscritas 35 atletas em representação de 13 países.

SR/HF

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos