• Save

Vice-primeiro-ministro destaca papel das empresas como factor de crescimento para o país

Cidade da Praia, 09 Mai (Inforpress) – O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, destacou hoje o “importante papel” que as empresas têm no desenvolvimento do país, realçando o compromisso do Estado em criar um ecossistema confiável para os negócios.

Olavo Correia fez esta intervenção na sessão de encerramento da cerimónia de anuncio da parceria entre a multinacional EY e a empresa cabo-verdiana de auditoria e consultoria AYS, acto que aconteceu na Cidade da Praia.

Para o vice-primeiro-ministro, a economia de qualquer país “cresce quando as empresas são bem geridas”, com capacidade de inovação, criatividade, mas também que “abracem também todas as normas que têm a ver com a prestação de contas”.

“É essencial, para o nosso crescimento termos um quadro transparente, não só a nível publico, mas também do sector privado”, defendeu.

Conforme avançou, as empresas de auditoria são fundamentais para que se possa ter um sistema governativo estável, permitindo que as empresas assumam papel de responsabilidade perante todos.

Ajuntou não ser possível qualquer tipo de desenvolvimento onde reina o incumprimento de contratos, por isso, segundo o governante, “é preciso deixar claro que é essencial que se tenha um quadro de comprimentos, compromissos e obrigações”.

“Por sua vez, o Estado tem que criar um ecossistema que seja confiável, garantir a eficiência económica para o bem-estar de todos”, sublinhou.

Este evento contou com a apresentação da visão de mercado da EY e reforçou a sua presença no mercado cabo-verdiano com o entendimento de parceria com a AYS.

Os responsáveis da EY assumem que querem reforçar sua acção em Cabo Verde para posicionarem-se no contexto global de crescimento do país.

A EY é líder global em auditoria e serviços de assessoria fiscal, assessoria de gestão e apoio a transacções, que conta com mais de 700 escritórios em 150 países.

A AYS é uma empresa de capital cabo-verdiano que trabalha com os serviços de auditoria, garantia de fiabilidade, contabilidade, consultoria e fiscalidade.

HR/CP

Inforpress/Fim