• Save

Universidade do Mindelo inaugura em breve Centro Clínico Experimental de Ortóptica de “primeira gama” – responsável

Mindelo, 05 Jun (Inforpress) – A Universidade do Mindelo inaugura na próxima quarta-feira, 12, um Centro Clínico Experimental de Ortóptica de “primeira gama” que ajudará a aprimorar a parte prática dos estudantes, mas também na prestação de cuidados à comunidade.

A informação foi avançada à Inforpress pela directora da Escola Superior da Saúde da Uni-Mindelo, Suelly Reis, que garantiu ter o centro clínico o propósito de aprimorar a parte prática dos estudantes, sendo que estes vão ganhar “muita experiência” na parte clínica, com também na investigação.

Pensando, por outro lado, na expansão universitária, esta instituição terá, ajuntou, uma “forte ligação” à comunidade com a prestação de cuidados de saúde, tanto a nível de diagnóstico, tratamento e reabilitação.

Todo um serviço, segundo a mesma fonte, assegurado com equipamentos de “primeira gama”, que permitirão dar “melhor reposta” quanto a qualidade do atendimento.

Este centro clínico, assegurou a directora, representa mais um passo dado neste curso “muito novo”, iniciado no ano lectivo 2013/2014, mas que tem tido uma “grande aceitação”, tanto assim é, que da fornada de 14 licenciados “todos estão enquadrados, não só em Cabo Verde, como em Angola, que tem requisitado muito os ortoptistas saídos da Uni-Mindelo”.

E neste momento, os 23 alunos que estão prestes a concluir a licenciatura, já recebem, segundo Suelly Reis, algum aliciamento por parte de empresas da área.

“Isto é muito bom, porque demonstra, de facto, o reconhecimento deste profissional e falamos de uma classe profissional, que está habilitada para cuidar da saúde da visão desde o diagnóstico, tratamento e reabilitação”, considerou, lembrando, que o ortoptista trabalha em colaboração com o oftalmologista, não na lógica de substituição, mas de complementaridade.

Por isso, acredita esta responsável, a abertura do centro clínico de ortóptica, que se enquadra na programação do IV Simpósio Internacional de Ortóptica e Ciências da Visão da Lusofonia, organizado pela universidade, vai ajudar a reduzir a enorme lista de espera que existe em Cabo Verde para acesso a uma consulta de oftalmologia.

A inauguração do centro, no dia 12, contará com a presença do ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, que igualmente presidirá a abertura, também pela Universidade do Mindelo, de um outro centro clínico experimental, ligado agora à medicina dentária.

 

LN/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap