Uni-CV recebe apoio da Universidade Laguna (Canárias) para construir “centro de referência a nível internacional”

Cidade da Praia, 05 Out (Inforpress) – A Universidade de Cabo Verde e a Universidade de Laguna (Canárias) assinaram hoje um protocolo de parceria em que a instituição canária se compromete a ajudar Cabo Verde na construção de um “centro de referência a nível internacional”.

Em declarações à Inforpress, Judite Nascimento avançou que este não é o primeiro protocolo assinado e explicou que em 2013 foi assinado entre as partes um convénio que dá cobertura a um programa de mobilidade internacional bilateral.

“Com este protocolo estamos a reforçar a cooperação e a diversificar mais, visando uma multiplicação das áreas e de pessoas em mobilidade entre as duas instituições”, disse.

Neste momento as duas equipas, segundo disse, tem em agenda a reafirmação do reforço de parceria no que está definido no protocolo global e definir novas metas.

A construção de um centro de referência a ser instalado na Universidade de Cabo Verde ( Uni-CV), acrescentou Judite Nascimento, vai cobrir áreas do sector da saúde, mas com uma componente pluridisciplinar “muito forte”.

O protocolo assinado hoje vai ainda permitir que a Uni-CV abra uma pós-graduação sobre assuntos relacionados com a Macaronésia e com as realidades da região, abertura de cursos profissionalizante e de línguas estrangeiras.

A Universidade de Laguna, com base no protocolo de colaboração rubricado na manhã de hoje, na Cidade da Praia, vai ajudar a Uni-CV a constituir programas em espanhol, que permitam a instituição a promover a formação deste idioma.

Judite Nascimento disse esperar que no próximo ano tudo esteja concluído para que a Uni-CV possa, nas novas instalações, implementar o projecto do “centro de referência Internacional”.

Da parte da Universidade da Laguna a promessa é de continuar a “ajudar e apoiar” a Uni-CV na sua expansão.

“Juntos podermos continuar a internacionalizar as duas universidades, mas para isso é preciso haver metas, o que o protocolo estipula”, reiterou a reitora da Universidade Laguna, Rosa Aguilar.

PC/AA

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap