Ribeira Brava, 22 Mar (Inforpress) – O Dia Mundial da Água foi assinalado no município do Tarrafal de São Nicolau com a realização de uma marcha e campanha de limpezas promovida pela Câmara Municipal e o Serviço Autônomo de Água.
A marcha contou com a participação de cerca de centenas de pessoas, na sua maioria alunos da escolas e jardins infantis do concelho, que percorreram as principais artérias da cidade do Tarrafal.
De acordo com o diretor do Serviço Autônomo de água, Carlos Silva, o objetivo foi p de alertar a população para a “deficiência hídrica” que o mundo atravessa, sobretudo Cabo Verde, que sofre com a seca e os efeitos das mudanças climáticas.
Segundo a mesma fonte, neste momento o concelho tem uma cobertura praticamente a 100% de água ao domicílio, sendo que garantir a qualidade do líquido que chega à torneira das pessoas o maior desafio existente.
“Temos um terreno com muito calcário e também aqui a maioria dos furos está no leite das ribeiras e as pessoas ainda tem a tradição de criar animais e botar lixo nas ribeiras, o que pode contaminar as fontes de água, por isso é preciso maior fiscalização e que as autoridades tomem medidas”, afirmou.
O dia foi assinalado ainda com uma campanha de limpeza e plantação de árvores na localidade de Ribeira Prata, que segundo a vereadora do pelouro de Saneamento e Ambiente, Dircilene Cabral, como forma de despertar nas pessoas a consciência de preservação do meio ambiente.
WM/JMV
Inforpress/Fim