Tamara Nascimento e Liara de Pina vencem concurso de leitura e escrita promovido pela Delegação Escolar da Praia

Cidade da Praia, 10 Jun (Inforpress) – Tamara Nascimento, da Escola do Lavadouro, e Liara de Pina, de Achada Grande Frente, são as vencedoras do concurso de leitura e escrita para alunos do 5º e 6º anos, promovido pela Delegação do Ministério de Educação da Praia.

O concurso, que se enquadra no âmbito do projecto “vamos falar de nós”, decorreu em duas fases, sendo a primeira a nível das escolas e outra a nível dos agrupamentos e visou, sobretudo, incentivar a leitura a escrita nas escolas, segundo adiantou o delegado escolar, Adriano Moreno.

“O grupo da língua portuguesa da coordenação concelhia concebeu dois projectos:  um para o quinto ano e outro para o sexto ano. Um sobre a leitura e outro sobre a escrita, precisamente para poder dinamizar a leitura e a escrita nas escolas”, explicou.

Adriano Moreno adiantou que a delegação escolar quer também com este evento que esta ser realizado pela segunda vez, apresentar alternativas para consolidar e ampliar o papel das escolas no desenvolvimento das competências de leitura e escrita e assim estimular nas crianças o prazer de ler e escrever, intensificado o contacto com os livros.

“Denotamos que existe ainda algum défice ao nível da língua portuguesa e entendemos que incentivando os mais jovens, e continuando com estes tipos de concursos, conseguiremos estimular o gosto pela escrita e pela leitura”, disse.

No total participaram no concurso mais de 200 alunos, mas para a final realizada hoje estiveram presentes 24 alunos de 12 agrupamentos, sendo 12 de escrita e 12 de leitura.

A intenção é de alargar este concurso, iniciado no passado, apenas com a leitura para alunos do 5º ano de escolaridade, a outros níveis de escolaridade.

“Este ano, alargamos o concurso para o 6º ano e abarcamos também a escrita. No próximo ano vamos alargar para o 7º e 8º anos de escolaridade e, paulatinamente, chegar ao ensino secundário”, perspectivou.

Como prémio os vencedores receberam materiais didáticos e livros de leitura de autores nacionais e estrangeiros para aumentarem as suas bibliotecas e poderem praticar ainda mais a leitura.

Tamara Nascimento, da escola do Lavadouro, foi a vencedora na categoria da leitura e para o pódio foram ainda as alunas Kelly Mara, da Escola A Bela, que ficou em segundo lugar, e Liana Sanches, da Escola 13 de Janeiro.

A nível da escrita o primeiro prémio foi para Liara de Pina da Escola de Achada Grande Frente, o segundo prémio para Ciara Monteiro, da Escola de Lavadouro, e em terceiro lugar ficou Crisleine Gomes, de São Francisco.

Todas agradeceram a oportunidade e apelaram aos colegas a lerem e a escreverem mais para abrir os seus horizontes.

O concurso teve como lema “leitores hoje, escritores amanhã” – concurso de leitura.

Na sua realização, a Delegação do Ministério de Educação contou com as parcerias da Biblioteca Nacional, do Instituto Camões e Centro Cultural Brasil Cabo Verde, do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e da Binter Cabo Verde.

MJB/CP

Inforpress/fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap