SOCA e ANMCV juntos na promoção da morna e de novos talentos com o concurso “Jovens Cantam Morna”

Cidade da Praia, 13 Set (Inforpress)- A Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA) e a Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV) vão juntos materializar a I edição do concurso “Jovens Cantam Morna”, que decorrerá de 03 Dezembro até Fevereiro de 2020.

Para o efeito, as duas instituições rubricaram hoje um protocolo institucional para a realização desta iniciativa promocional da morna no seio da juventude, cujo objectivo é estimular a divulgação da música tradicional cabo-verdiana, neste caso, a Morna, e incentivar o aparecimento de novos talentos, através da realização deste concurso.

Segundo o presidente da SOCA, Daniel Spínola, os municípios vão ter um papel “muito importante” na fase inicial deste concurso, isto é, na realização dos castings, onde vão ser escolhidos os 10 representantes para a gala final que acontece em Fevereiro de 2020.

Daniel Spínola acredita que através deste concurso os jovens vão passar a gostar, a dar mais valor e a cantar morna, e assim estarão a dar mais dinamismo a música tradicional cabo-verdiana.

Por sua vez, o presidente da ANMCV, Manuel de Pina, defendeu que a cultura é um produto nacional que deve ser valorizado e promovido com afinco, por isso, acredita que os municípios vão abraçar este projecto, que é mais uma forma de promover a graduação da morna a Património Imaterial da Humanidade.

Fez saber que os pelouros da Cultura das câmaras municipais vão realizar o casting e os espetáculos para que no final os 22 municípios estejam representados na gala final, onde se apuraram os três vencedores.

Ainda neste âmbito, a SOCA assinou, recentemente, um protocolo com o Instituto do Património Cultural, que por sua vez, irá contribuir com um fundo monetário para o vencedor do concurso, além de outros pontos.

Em Dezembro, Cabo Verde vai conhecer o resultado da candidatura da morna a Património Cultural Imaterial da Humanidade, cujo dossiê técnico foi depositada na UNESCO desde Março de 2018.

AM/JMV

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap