• Save

Saúde Sexual Reprodutiva: Fórum recomenda intensificação de ofertas de serviços aos jovens da Brava e São Nicolau (c/áudio)

Assomada, 18 Jul (Inforpress)- Intensificação de ofertas de serviços relativamente à Saúde Sexual e Reprodutiva para os jovens das ilhas Brava e São Nicolau foi uma das recomendações saídas do Fórum Nacional dos Jovens, que decorreu durante três dias , em Assomada (Santa Catarina).

Em declarações à Inforpress, a directora do Programa de Saúde da VerdeFam promotora da iniciativa, Mónica Lopes, disse que assim como aquela ONG os participantes notaram que nessas duas ilhas há algum “défice” no acesso aos serviços específicos e oferta e “assimetrias” nas intervenções em relações aos demais ilhas.

Daí que, segundo a responsável, os jovens que participaram nesta sexta edição do encontro nacional recomendaram a intensificação de ofertas de serviços, de informação e da educação à Saúde Sexual e Reprodutiva à camada juvenil dessas duas ilhas.

Mónica Lopes adiantou que os jovens recomendaram ainda a realização de um fórum idêntico a nível local para que outros jovensdas suas respectivas comunidades possam, igualmente, ter a oportunidade de debaterem questões ligadas à Saúde Sexual e Reprodutiva.

Relativamente ao evento, a directora do Programa de Saúde da VerdeFam fez um “balanço bastante positivo”, tendo em conta que, segundo ela, apesar das questões financeiras e de transportes, conseguiram reunir 51 jovens de todas as ilhas, com maior representação do sexo feminino.

A mesma fonte , que reconheceu que jovens de cada ilha têm as suas “particularidades e necessidades específicas” , lembrou que durante os três dias foram abordados temas como cidadania sexual /relacionamento, Saúde Sexual e Reprodutiva, prevenção de VIH, gravidez na adolescência, diversidade, prazer, aborto e Educação Sexual Integrada com foco no género.

O fórum, segundo a Associação Cabo-Verdiana para a Protecção da Família (VerdeFam), objectivou debater as diferentes questões relacionadas com os adolescentes e jovens e fornecer subsídios para elaboração de programas para esta faixa etária, como sensibilizá-los para o aproveitamento das políticas activas do emprego.

A sexta edição do Fórum Nacional de Jovens – VerdeFam foi realizada em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (FNUDAP) e IPPF – International Palnned Parenthood Federation, a federação que reúne associações de planeamento familiar em quase todos os países do mundo.

FM/JMV

Inforpress/Fim