Assomada, 03 Fev (Inforpress) – O município de Santa Cruz, no interior de Santiago, recebe de hoje até ao dia 10, a terceira missão médica solidária egípcia que vai efectuar consultas gratuitas nas áreas de oftalmologia, ginecologia, fisioterapia e medicina dentária.
Em declarações à Inforpress, a vereadora do Desenvolvimento Económico e Social, Habitação Social, Administração e Finanças da Câmara Municipal de Santa Cruz, Jamira Duarte, explicou que a equipa médica se encontra no município, no quadro do protocolo entre a edilidade santa-cruzense e a Igreja Ortodoxa Copta do Egipto.
De acordo com a autarca, os médicos egípcios, além de realizar consultas gratuitas no Centro de Saúde de Pedra Badejo e em localidades distantes como Chã da Silva, Serelho, Rebelo, Monte Negro, em parceria com Ministério da Educação, Ministério da Saúde e Casa Manuela Irgher, pretendem implementar um programa educativo nas escolas e nas localidades de Achada Fazenda e Cancelo.
Na vertente educação, adiantou que a equipa médica egípcia vai proferir palestras nas escolas e consultas, sobretudo na área de medicina dentária, e acções com jovens e adolescentes, no âmbito de um programa educativo, que visa incentivar e encorajar estas camadas, sobretudo nas questões da sexualidade, da construção do ser e da autorresponsabilidade.
O referido programa educativo pretende trabalhar com os jovens e adolescentes em seis sessões.
Já na vertente consulta, informou que, além das consultas, a equipa médica disponibilizará medicamentos e entregará óculos gratuitamente aos pacientes conforme as suas necessidades.
Durante a entrevista à Inforpress, Jamira Duarte notou que o protocolo prevê a vinda de dois em dois meses dos médicos egípcios, conforme as especialidades solicitadas pela equipa camarária liderada por Carlos Silva e pelo Centro de Saúde de Santa Cruz.
E ainda a vinda de um médico durante um mês para fazer seguimento às crianças do centro de acolhimento de crianças com paralisia cerebral – “Ninho de amor”, sito num espaço da Casa para Todos, no bairro de Bela Vista, Santa Cruz.
Por outro lado, anunciou que a Igreja Ortodoxa Copta do Egipto pretende ainda implementar projectos sociais nesse município santiaguense, referindo-se à uma policlínica, escola, um espaço desportivo e a construção de uma igreja.
FM/JMV
Inforpress/Fim