Mindelo, 01 Mar (Inforpress) – A nova embaixadora do Reino Unido para Cabo Verde assegurou hoje, no Mindelo, que o seu País pretende implementar no próximo ano um meio electrónico para facilitar os cabo-verdianos na obtenção do visto para aquele país.
Neste momento, os cabo-verdianos que procuram obter o visto para se deslocarem ao Reino Unido necessitam de ir para a Embaixada daquele País, cuja representação cabo-verdiana está instalada em Dacar (Senegal).
Uma situação que a nova embaixadora, Juliete John, admitiu ser “nada fácil”, mas que no próximo ano poderá ser melhorada com a implementação de sistema electrónico para facilitar o processo de obtenção do visto, anunciou a mesma fonte aos jornalistas, no Mindelo, na sequência da entrega das cartas credenciais a José Maria Neves
A diplomata referiu-se ainda à relação de “cooperação histórica” do Reino Unido e Cabo Verde, que considerou ser um dos “parceiros favoritos” do seu país em África e com quem partilham “valores comuns históricos”.
Neste particular, Juliete John exemplificou com o número de turistas britânicos que têm visitado o arquipélago e neste momento já com níveis atingidos antes da pandemia da covid-19.
Por outro lado, segundo a mesma fonte, os dois países deverão estreitar relações na questão da segurança marítima, mais especificamente no combate ao narcotráfico.
“Cabo Verde é um país com uma grande área oceânica e que pode desempenhar um papel-chave entre os pequenos países insulares” advogou, acrescentando que o Reino Unido poderá ainda oferecer 92 por cento (%) de isenção de taxa nas trocas comerciais com os países africanos.
O embaixador de Israel para Cabo Verde, Ben Bourgel, também residente em Dacar, foi outro dos diplomatas a entregar as cartas credenciais e apontou à possibilidade de cooperação em áreas como de mudanças climáticas, dessalinização de água, turismo e economia e outros que os investidores acharem oportunos.
Na tarde de hoje, José Maria Neves recebeu ainda as cartas credenciais do novo embaixador do Egipto, Khaled Aref, também com residência em Dacar.
A recepção das cartas termina nesta quinta-feira, 02, com a apresentação de novos representantes em Cabo Verde de Austrália, República Checa, Mauritânia, Eslovénia e Suécia.
Os actos decorrem todos no Palácio do Povo, no Mindelo, enquadrados na política de descentralização da Presidência da República para outras regiões do País.
LN/JMV
Inforpress/Fim