São Vicente: “Regionalização não é uma aventura, mas sim, responsabilidade” – Francisco Tavares

Mindelo, 13 Jan (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Vicente organizou hoje uma conferência sobre regionalização com o assessor do vice-primeiro-ministro e ex-autarca, Francisco Tavares, que acredita que regionalização “não é uma aventura, mas sim responsabilidade.

Para Francisco Tavares, que participava na iniciativa em alusão ao dia da Liberdade e Democracia, assinalado hoje, a regionalização nasceu do programa do Movimento para Democracia (MpD), em 1991, a quando da abertura partidária e por isso está, directamente, veiculada ao 13 de Janeiro.

“Regionalização não é uma aventura, mas sim, responsabilidade”, disse o ex-autarca de Santa Catarina, Santiago, que aposta na ideia de cada ilha uma região, à excepção da ilha de Santiago.

Segundo a mesma fonte, com esta “reforma do Estado” vai ser possível idealizar “grandes quatro objectivos”: “melhorar a eficiência do Estado, valorizar potencialidades económicas das regiões, reduzir assimetrias regionais e criar mais espaço de participação política, partilha do poder e consolidação da democracia”.

“Não existem ilhas mais capazes e outras menos capazes, ilhas mais ou menos merecedoras, mas sim, com mais ou menos oportunidades”, salientou Francisco Tavares, para quem a regionalização servirá então para “inverter a tendência de algumas ilhas atractivas e outras ilhas repulsivas”.

Por todas estas razões, ajuntou, esta reforma do Estado, que foi chumbada no parlamento em 2019, vai acontecer e vai “permitir atingir metas e sobretudo a convergência”, com a qual é “possível crescer e criar atractividades”.

O evento reuniu, por cerca de uma hora e meia, no Salão Nobre do Paços do Concelho várias personalidades, dirigentes e deputados.

Além da conferência o, 13 de Janeiro, Dia da Liberdade e Democracia, ficou marcado, no Mindelo, por uma manifestação que reuniu cerca de dois a três mil trabalhadores, segundo os sindicatos.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap