• Save

São Vicente: Presidente da República enaltece 25 anos do Mindelact

Mindelo, 08 Out (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, enalteceu hoje os 25 anos do Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact) defendendo que a comemoração dessa data é um “marco histórico no universo cultural de Cabo Verde”.

De acordo com uma nota da presidência da República enviada à Inforpress, os 25 anos do Mindelact significam “um quarto de século a fazer teatro, a formar público, a espalhar sonhos, a viver histórias, a desenhar figurinos, a compor música, a construir adereços e cenários e a contar pedaços de vida”.

Segundo o Presidente da República, com o festival, a palavra “palco” passou a ter “outra conotação” na vida de “jovens e graúdos de São Vicente, da Praia, e dos cabo-verdianos”.

O mesmo também lembrou que foi por causa do Mindelact que chegaram a Cabo Verde companhias, actores, dramaturgos, jornalistas, vindos de vários países para ver como se vive o teatro no país.

“Se a vida moderna e os seus hábitos remeteram o cinema para dentro das nossas casas, muito graças ao Mindelact, a plateia vibrante manteve o teatro bem vivo entre nós, cultivando o espírito que esteve na sua génese clássica e acrescentando-lhe o sabor próprio da nossa língua e os ambientes da cultura das ilhas”, lê-se na nota do PR.

Jorge Carlos Fonseca também felicitou os organizadores do festival, principalmente o fundador João Branco e a todos os que durante esses 25 anos deram à sua contribuição ao Mindelact.

“Os benefícios para a cultura nacional são mais do que evidentes. Faço votos para que daqui a 25 anos as bodas de oiro possam ser celebradas num país mais próspero e mais amante ainda do teatro,” pressagiou o Presidente da República.

CD/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap