São Vicente: Inforpress consagrada como a mais galardoada na noite de Gala do Desporto Nacional

Mindelo, 10 Nov (Inforpress) – A Agência Cabo-verdiana de Notícias, Inforpress, foi a instituição mais premiada na noite de gala do desporto nacional, arrecadando os prémios de órgão de comunicação do ano e de jornalista do ano, entre as 16 categorias distinguidas.

Estas foram, com efeito, as primeiras categorias apresentadas na cerimónia, que teve como palco a Pracinha do Liceu Velho, cidade do Mindelo, e que  começou com cerca de uma hora de atraso mas, ainda  assim, feita de momentos animados, vencedores emocionados e muitos prémios.

Entre os galardões, a Inforpress foi distinguida com o prémio de órgão de comunicação do ano, uma distinção que a directora de informação, Dulceneia de Pina, dedicou aos profissionais da casa que trabalham para levar a notícia “isenta e credível todos os dias”.

Oldemiro Moreira arrecadou o prémio de jornalista do ano, prémio este que partilhou com os jornalistas e os desportistas, já que sem eles “ nada seria possível”.

No evento, que durou cerca de duas horas, foram ainda distinguidos, entre cerca de 30 nomeados, o treinador do ano,  que coube a Aquilino Fortes, do Atlético Clube do Mindelo, e a melhor equipa, conquistada pela selecção feminina de futebol de praia.

O galardão de atleta promessa foi entregue a Melani Fortes, que se revelou com uma das vencedoras mais emocionadas da noite.

O troféu de fair-play foi conquistado pela ginasta rítmica Márcia Lopes, que disse estar “feliz” por ver que a modalidade está a ser reconhecida, quando “muitas vezes é desvalorizada” frente a outras.

Eskilson Nascimento, do atletismo, levou o troféu de melhor atleta masculino residente e Rosângela Correia, na modalidade de andebol, ficou com o de melhor atleta feminina residente.

Entrecortada por momentos culturais, a VII gala do desporto nacional não se ficou apenas por estes vencedores, já  que o atleta paralímpico Gracelino Barbosa conseguiu a distinção de personalidade do ano, e o Clube Sportivo Mindelense, de São Vicente, foi distinguido com o prémio mérito desportivo/alto prestígio.

Uma distinção que o presidente do clube, Daniel Jesus, considerou ser mérito dos outros tantos dirigentes que já passaram pela casa, alguns que neste momento já não pertencem ao mundo dos vivos.

“Só prometemos trabalho em troca desta distinção”, disse este responsável que subiu ao palco com uma grande comitiva.

Entre os distinguidos da noite, que teve ainda momento culturais com  apresentação dos mandingas, do grupo carnavalesco Cruzeiros do Norte, algumas vozes de São Vicente e o humorista Ricardo Fidalga, ressalta-se ainda o prémio carreira atribuído ao Clube de Ténis do Mindelo.

Eis a listas dos vencedores da VII gala do desporto:

– Órgão de comunicação social do ano – Inforpress

-Jornalista desportivo do ano – Oldemiro Moreira (Inforpress)

-Instituição parceira – CV Telecom

– Árbitro do ano – Fabrício Duarte (futebol)

-Dirigente do ano – Alcinda Lima (karaté)

-Treinador do ano – Aquilino Fortes (andebol)

– Equipa do ano – Selecção feminina de futebol de praia

-Atleta fair-play – Márcia Lopes (ginástica rítmica)

-Atleta promessa – Melani Fortes (futebol)

-Atleta diáspora masculino – Ivan Almeida (basquetebol)

-Atleta diáspora feminino – Evy Pereira (futebol)

– Atleta masculino residente – Eskilson Nascimento (atletismo)

– Atleta feminino residente – Rosângela Correia (andebol)

– Personalidade do ano – Gracelino Barbosa (atletismo adaptado)

– Mérito desportivo/alto prestígio – Clube Sportivo Mindelense

– Prémio carreira- Clube Ténis do Mindelo

LN/AA

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap