• Save

São Vicente: Governo anuncia actividades em três ilhas para marcar Dia Mundial dos Oceanos

Mindelo, 07 Jun (Inforpress) – O Ministério da Economia Marítima vai realizar um leque diversificado de actividades de sensibilização nas ilhas de São Vicente, Sal e Santiago, este sábado, 08, dia em que se celebra o Dia Mundial dos Oceanos.

Segundo apurou a Inforpress, em São Vicente as actividades vão concentrar-se na praia da Laginha e, entre elas, destacam-se exposições, campanhas de limpeza na praia e subaquática e actividades desportivas, entre outras, que se estenderão a praias das ilhas de Santiago e do Sal.

Sob o lema “Juntos podemos proteger e renovar o nosso oceano”, enquadrado no mês âmbito, as praias da Laginha (São Vicente) e Santa Maria (Sal) devem receber um contentor em formato de peixe que tem como “objectivo principal” sensibilizar a população e “passar a mensagem” da problemática da poluição por plásticos nos oceanos.

Como habitualmente e em actividades do género, a organização conta com as parcerias das câmaras municipais, associações ambientalistas, ONG e a sociedade civil, já que as actividades do dia visam chamar a atenção para a importância dos mares e oceanos.

A celebração dos oceanos teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade brasileira do Rio de Janeiro em 1992.

Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de Junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos, tornando-se a data oficial.

Dezenas de países celebram a data, incluindo Cabo Verde, mostrando a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera.

AA//AA

Inforpress/Fim