São Vicente: Escola José Augusto Pinto representa Cabo Verde no campeonato africano de escolas

Mindelo, 29 Set (Inforpress) – A Escola Secundária José Augusto Pinto representa Cabo Verde em feminino e masculino no campeonato africano de escolas e pretende defender as cores nacionais com ‘fair-play’, tal como assegurou o professor de Educação Física, Américo Medina.

O liceu foi o vencedor da fase de apuramento realizado, no Mindelo, pela Confederação Africana de Futebol (CAF) em parceria com a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) e cujos jogos, iniciados na terça-feira, 27, terminaram na manhã de hoje, envolvendo cerca de 200 crianças do escalão sub-15, de quatro escolas de São Vicente.

A “José Augusto Pinto” ganhou na final o Liceu Ludgero Lima, em masculino, e no feminino venceu a Escola Salesiana do Mindelo e agora irá representar a ilha e Cabo Verde no campeonato africano da zona II, que deverá acontecer em Novembro, no Mali e, caso vençam, poderão participar num torneio a nível continental.

Uma participação, que, segundo o professor Américo Medina, também conhecido por Miky, vai ser feita com ‘fair-play’, tendo em conta que será a primeira vez depois deste torneio-piloto.

“Ainda não conhecemos nada e somos novos nessas andanças, não podemos dizer que um projecto escolar vai para ganhar, mas, vamos respeitar e representar Cabo Verde ao mais alto nível em todos os aspectos”, sublinhou o responsável, aproveitando para agradecer a prestação e o comportamento dos alunos.

Miky acredita que este tipo de competição pode ser um “bom incentivo” para tentar manter as crianças no meio escolar e ter “mais profissionais e pessoas formadas daqui para a frente”.

Por agora, o entusiasmo é uma palavras de ordem dos alunos deste liceu, como Clístenes Fortes e Luana Andrade, que disseram ter ficado muito emocionados por vencer o torneio e com possibilidade de depois ir competir no continente africano e, quiçá, vencer.

Satisfação também foi o sentimento mostrado pelo delegado do Ministério da Educação em São Vicente, Jorge da Luz, que garantiu ser um dos projectos acarinhados pela sua instituição para manter a máxima de “corpo são, em mente sã”.

Jorge da Luz adiantou ainda que a delegação já está a preparar para começar os jogos escolares, em São Vicente, a partir do próximo trimestre escolar.

Quanto à classificação, o pódio masculino foi preenchido com a Escola José Augusto Pinto, em primeiro lugar, Liceu Ludgero Lima, em segundo, e Escola Salesiana do Mindelo, terceiro.

Já em feminino, o primeiro prémio foi arrecadado também pela “José Augusto Pinto”, seguido da Escola Salesiana do Mindelo e, por último, Liceu Ludgero Lima.

No grupo de cinco escolas secundárias existentes na ilha, a outra escola a participar da prova foi a Escola Técnica do Mindelo, que ficou fora do pódio, e a Escola Jorge Barbosa esteve ausente desde o primeiro momento devido a imprevistos.

O projecto-piloto aconteceu em São Vicente, conforme avançou antes à imprensa a vice-presidente da FCF, Silmara Sousa, por questões logísticas, mas, segundo a mesma fonte, no próximo ano este deverá ser alargado às outras ilhas para dar oportunidade a outras escolas.

LN/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos