“São Vicente, diácono e mártir, não é uma figura do passado” – padre Adriano  Cabral

Mindelo, 22 Jan (Inforpress) – O padre Adriano Cabral, convidado a presidir a missa em celebração ao Dia de São Vicente, considerou que este santo como diácono e mártir não é figura do passado e exortou os fiéis a inspirarem-se nele.

O pároco da ilha da Boa Vista, que falava na manhã de hoje à Inforpress e à RCV antes da cerimónia, disse estar “honrado” pelo convite para presidir a missa de um “dia grande” para a ilha de São Vicente.

Por isso, neste dia, segundo a mesma fonte, importa despertar nos fiéis da paróquia a temática da santidade e ver hoje qual a actualidade da mensagem de São Vicente para os paroquianos, mas também, para todos os sanvicentinos.

“Porque considero que São Vicente, diácono e mártir, não é uma figura do passado, aquilo que ele viveu, os valores e as virtudes que ele cultivou e testemunhou, penso que podemos tirar muitas ilações para continuar a viver hoje”, assinalou.

Padre Adriano Cabral focou assim a sua mensagem na atenção ao outro próximo, que é uma “mensagem sempre actual” e do mártir que “testemunhou a sua fé com total radicalidade que deu a sua vida a favor da sua crença e dos cristãos “

“A diaconia e o testemunho são valores de sempre que podemos refontalizar, tendo como inspiração este santo, que tão notavelmente marcou a história da igreja e continua seguramente inspirador”, considerou

Por isso, ajuntou, os paroquianos devem a “assumir o que são e renovar a identidade e encaminhar pela via do serviço e do testemunho”.

“Ao sermos autênticos como cristãos estaremos a fazer muito por esta ilha”, exortou o padre, adiantando ter uma “ligação quase umbilical” com a ilha de São Vicente onde foi ordenado.

Padre Adriano Cabral dirige neste momento as paróquias de Santa Isabel e São João Baptista, na ilha de Boa Vista

A missa, que contou com casa cheia, teve ainda as presenças do presidente da Câmara Municipal de e São Vicente, Augusto Neves, do ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, e do ministro do Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho e ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, que preside, às 17:00, a sessão solene do Dia do Município.

Após a homilia seguiu-se a procissão por algumas artérias da zona de Monte Sossego.

As celebrações do Dia do Município de São Vicente, assinalado neste dia 22 de Janeiro, continuam, agora organizadas pela câmara municipal, a partir das 15:00, com actividades culturais, como actuações de coros musicais e batucada de Carnaval no largo frente aos Paços do Concelho, que antecede a cerimónia solene.

LN/AA

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap