São Vicente: Dezasseis jovens formados para sensibilizar para os direitos humanos através do audiovisual

Mindelo, 02 Set (Inforpress) – A Aliança DHAA e o festival Oiá encerraram hoje, no Mindelo, uma formação que permitirá a 16 jovens repercutir em comunidades de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau os direitos humanos através do audiovisual.

A acção formativa, que decorreu de 26 de Agosto até hoje, enquadra-se no projecto Aliança para o Direito Humano à Alimentação Adequada (Aliança DHAA), implementado pela Associação Amigos da Natureza, Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) e o Secretariado Nacional da Segurança Alimentar do Ministério da Agricultura e Ambiente e financiado pela União Europeia.

Desta vez, o projecto, que vigora desde 2020 com várias actividades, aliou-se ao festival de cinema Oiá para, segundo avançou à imprensa a coordenadora da aliança, Cristina Moreira, utilizar ferramentas criativas para sensibilizar e promover direitos como o direito humano à alimentação adequada, direito humano ao trabalho digno e direito humano ao ambiente.

“A ideia foi formar jovens das três ilhas, São Vicente, São Nicolau e Santo Antão, com representante de todos os concelhos destas três ilhas, em produção audiovisual técnica mas orientada para a prática do direito humano”, sustentou a mesma fonte, esperando que os 16 formandos possam chegar às suas comunidades e repercutir esses direitos.

O sócio-gerente do festival Oiá, Tambla Almeida, reiterou, durante o acto de encerramento da formação, a necessidade de os formandos multiplicarem os conhecimentos adquiridos e aproveitarem o momento para “mudarem a vida”.

Tambla Almeida considerou ainda que o curso deu aos 16 jovens a possibilidade de conhecerem um pouco a realidade do País que, “muitas vezes, nem conhecem”.

Em representação dos colegas, o formando José Gomes, aconselhou os seus pares a usarem o audiovisual e a “revolucionarem o mercado”, mas, sublinhou, sempre tendo em mente que “tudo deve ser feito com amor”.

Alguns dos trabalhos da formação vão ser apresentados no festival Oiá, que acontece, no Mindelo, a partir do final deste mês.

LN/HF

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos