Mindelo,05 Jan (Inforpress) – O grupo Cruzeiros do Norte realiza, no sábado, um assalto nas ruas do Mindelo, São Vicente, para a abertura do Carnaval 2023 e os outros grupos seguem com actividades de pré-aquecimento para o desfile de 20 de Fevereiro.
Para este assalto carnavalesco, a direcção do grupo, da zona de Cruz João Évora, que foi vice-campeã em 2020, chama os foliões e amigos para a concentração à frente do Pelourinho da Ribeirinha.
Trata-se de uma acção que, segundo a direcção Cruzeiros do Norte, pretende atrair os foliões, amigos e simpatizantes para aderir ao desfile oficial do grupo que este ano vai apresentar o enredo “Três Cosa Sâb na Vida – Saúde, Amor e Dinheiro”, da autoria do carnavalesco Fernando Morais (Noia), que se inspirou numa música espanhola que costumava escutar numa boneca de uma vizinha.
De acordo com a sinopse, a escolha deste enredo deve-se ao facto de essas três coisas juntas, saúde, amor e dinheiro, serem elementos cruciais para a felicidade ou infelicidade das pessoas.
“A felicidade e a infelicidade dependem se tivermos ou não estas três coisas juntas, e quem as tiver pode dar graças a Deus, cair num mar de felicidade sem pensar em problemas, por mais que elas existam, vivendo sem rédeas e sem se lamentar muito. Louco seria aquele que, com estas três coisas, se deixasse levar pela loucura mental de não tentar ou buscar ser feliz a todo o custo. Em cada sector, é possível mostrar as várias vertentes que cada uma destas três coisas nos traz”, lê-se no documento divulgado pelo grupo que já apresentou as suas figuras de destaque.
Andrea Gomes (Brodjinha), que venceu por duas vezes consecutivas (em 2019 e 2020) o prémio de rainha de bateria do Carnaval de São Vicente mantém-se de pedra e cal à frente da bateria do Cruzeiros do Norte, completando quatro anos no mesmo posto.
Como porta-bandeira e mestre-sala foram convidados Irondina Évora e Valdir Gomes, as rainhas serão Katlene Melício, Nainicelle Lopes e Deniza Livramento e o rei será Richard Sillas e este ano o Cruzeiros do Norte terá, pela primeira-vez, a bateria raiz denominada “Ritmos do Norte”, comandado pelo mestre e director do grupo Nuno Costa.
A perspectiva é fazer um desfile com 1400 foliões, 17 alas, divididas por três sectores para “resgatar” o título de campeão do Carnaval de São Vicente que está nas mãos de Monte Sossego.
O Grupo Carnavalesco Monte Sossego também já apresentou o seu enredo para o desfile deste ano e, mesmo depois de dois anos de paragem devido a pandemia da covid-19, trabalha para revalidar o título conquistado em 2020 com o enredo “Nôs Terra – Mitos, Contos e Lendas”, revelou o presidente António Duarte.
Neste sábado, o grupo tem reservado o Clube Castilho para apresentação definitiva dos casais de mestre-sala e porta-bandeira, rainha de bateria, reinados, composição de som, mestre de bateria, musas, destaques, directoras, direção e carnavalescos.
Para o desfile oficial, a agremiação, da zona mais populosa do Mindelo e detentora do título de campeão do Carnaval de São Vicente, vai levar um tema inspirado no poema do falecido escritor, político, diplomata e poeta mindelense Onésimo Silveira, “O povo das ilhas quer um poema diferente para o povo das ilhas”.
“Montsú projecta levar para as ruas da Morada, no Carnaval de 2023, as reivindicações constantes do povo das ilhas, enquanto constituintes desta nação, enquanto cidadãos…, por seus mais variados direitos, numa eterna luta, por uma sociedade mais justa igualitária, de todos e para todos”, destaca a sinopse, que ressalva ainda que essas lutas “são mais antigas que o próprio poema, mas transcendem o tempo de vida do próprio autor, que já era considerado um cidadão que debatia ideias à frente do seu próprio tempo”.
No domingo será a vez dos Mandingas da Ribeira Bote iniciarem o habitual desfile no bairro da Ribeira Bote para uma semana depois percorrerem as ruas do Mindelo arrastando a multidão após dois anos de paragem devido à pandemia da covid-19, explicou o responsável Nilton Rodrigues, que prognostica uma avalanche de pessoas nas ruas
À noite, o Grupo Flores do Mindelo, dirigido por Ana Soares, anunciou que vai apresentar o seu projecto carnavalesco para 2023 no Hotel Mansa, no Mindelo, com a divulgação do samba-enredo e as respectivas figuras de destaque, bem como o rei e a rainha.
Segundo Ana Soares, o tema para o desfile deste ano será ” O Renascer de um voo. Quem tem duas caras uma máscara não coloca”. E a perspectiva do grupo é colocar “entre 800 a 1000 foliões” na rua para o desfile oficial. O Estrelas do Mar também pretende desfilar no Carnaval 2023 e segundo o presidente Luís Gonçalves dentro em breve vão apresentar o tema do desfile.
Além dos grupos oficiais e “para não quebrar a tradição”, o Samba Tropical vai desfilar na noite de segunda-feira que antecede à terça de Carnaval.
A escola, que habitualmente faz uma participação especial e sem competir com os demais grupos, decidiu apresentar, este ano, enredo “Reviver o passado é celebrar duas vezes…Uma história de gratidão na voz de quem a construiu”, em homenagem à fundadora e presidente de Honra, Luisa Morazzo.
Para o desfile a escola terá Leila Leite como porta-bandeira e Ednilson Aguiar como mestre-sala e Jéssica Lopes como rainha de bateria, além de outras figuras de destaque.
Sem avançar os números, o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, revelou que a autarquia já disponibilizou a primeira tranche do apoio financeiro aos grupos do Carnaval, mas garantiu que o financiamento “será sempre igual ou superior ao que foi dado em 2020”.
CD/JMV
Inforpress/Fim