São Vicente: Campanha “Soncent d´costa limpe” movimenta oito metros cúbicos de lixo e 80 voluntários – organização

Mindelo, 28 Out (Inforpress) – A terceira edição da campanha de limpeza “Soncent d´costa limpe”, promovida pela associação ambiental Biosfera 1, recolheu mais de oito metros cúbicos de lixo na praia de Norte de Baía e mobilizou cerca de 80 voluntários.

Estas informações foram avançadas à Inforpress pelo técnico de comunicação e imagem da Biosfera 1, Christian Mosso, que assegurou que conseguiram remover “mais de oito metros cúbicos de lixo” só na praia de Norte de Baía, em São Vicente.

Mas, segundo a mesma fonte, mais importante foi a quantidade de voluntários mobilizados, cerca de 80, que se juntaram a iniciativa realizada no último sábado, 26, advindos de parceiros como a empresa de combustível Enacol, a patrocinadora desta edição, o projecto Volunturismo e ainda a Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV).

“Temos tido cada vez mais pessoas a manifestarem interesse e a quererem participar na campanha, o que mostra que as pessoas estão mais consciencializadas”, assegurou Christian Mosso, acrescentando que parte dos voluntários, embora em minoria, são pessoas que decidiram participar individualmente, inclusive usando as próprias viaturas.

O responsável da associação ressaltou ainda a participação cada vez mais de crianças, que mostra, ajuntou, a sensibilização da nova geração, mas que, por outro lado, também têm levado ao envolvimento de mais pais.

“Com isso, temos tido uma mistura de idades a participar nestas campanhas, embora a grande maioria sejam jovens”, asseverou.

A terceira edição do “Soncent d´Costa limpe” se manteve na costa que vai de Praia Grande a Norte de Baía, onde, conforme a mesma fonte, ainda há muito lixo acumulado advindo de correntes marítimas.

“A próxima edição, que será a 30 de Novembro, ainda deverá ser nesta região, já que ainda podemos encontrar algum lixo acumulado”, disse Christian Mosso, adiantando que em Dezembro a campanha terá um interregno devido as férias da associação e depois será retomada em Janeiro de 2020.

A empresa Enacol foi a patrocinadora desta edição e sorteou uma botija de gás, entre os participantes, e que agora vai ser entregue ao jardim-de-infância da OMCV em Bela Vista. Já na edição anterior o patrocinador foi a Cabeólica, que ofereceu um fim-de-semana na ilha de Santo Antão.

Segundo a mesma fonte, a próxima campanha já tem um novo patrocinador, mas que não vai ser revelado por agora.

O objectivo do projecto, conforme avançara antes o presidente da Biosfera 1, Tommy Melo, à Inforpress, é de ter estas praias de volta, que “já estavam transformadas em autênticas lixeiras, as preparar para o turismo e proteger a fauna marinha”, explicou este responsável, adiantando que a associação já fazia este trabalho antes de forma independente, mas agora decidiu lançar este apelo à sociedade.

Além de São Vicente, a associação ambiental tem promovido este tipo de campanha na Praia dos Achados, na ilha de Santa Luzia, onde na última edição removeu mais de duas toneladas de lixo.

LN/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap