• Save

São Vicente: Campanha de limpeza remove mais de oito metros cúbicos de lixos das praias de mar

Mindelo, 03 de Out (Inforpress) – A segunda campanha de limpeza do “São Vicente d´costa limpe”, promovida pela Associação Ambiental Biosfera 1, removeu mais de oito metros cúbicos de lixo de estâncias balneares, desde a Praia Grande ao Norte de Baía.

Esta iniciativa, que foi realizada no último fim-de-semana, teve a participação, segundo avançou à Inforpress o presidente da Biosfera 1, Tommy Melo, de mais de 40 voluntários, que ajudaram na recolha de “mais de oito metros cúbicos” de lixo na costa que vai do Norte de Baía à Praia Grande.

Uma limpeza que conforme a mesma fonte está sendo feita pela segunda vez por este programa “São Vicente d`costa limpe” (São Vicente de costa limpa, em português), que arrancou no final de Agosto para limpar ao redor de toda a ilha.

“O objectivo é ter as nossas praias de volta, que já estavam transformadas em autênticas lixeiras, as preparar para o turismo e proteger a fauna marinha”, explicou este responsável, adiantando que Biosfera I já fazia este trabalho antes de forma independente, mas agora decidiu lançar este apelo à sociedade.

Deste modo, nestas duas edições, incidiram na costa de Norte de Baía à Praia Grande, virada para o nordeste e que, ajuntou, acumula muito lixo marinho advindo de correntes marítimas.

Assim sendo, segundo Tommy Melo, as campanhas de limpezas, de pelo menos dos dois próximos meses, continuam neste perímetro, que “ainda têm muito para limpar”.

A campanha “São Vicente d´costa limpe” prossegue, conforme a mesma fonte, com periodicidade mensal, com data marcada para o último sábado de cada mês, e já conta com alguns parceiros como a câmara municipal, ONG e ainda alguns patrocinadores como a Cabeólica, que ofereceu um fim-de-semana com tudo incluído na ilha de Santo Antão, sorteado entre os participantes.

“Por isso, queria apelar a todos os sanvicentinos a participar desta campanha e a ajudar manter as nossas praias limpas, podem vir pais, filhos, já que crianças adoram participar neste tipo de iniciativa”, salientou o presidente da Biosfera I, para quem ter a participação de crianças também “ajuda a consciencializar as novas gerações”.

Além de São Vicente, a associação ambiental tem promovido este tipo de campanha na Praia dos Achados, na ilha de Santa Luzia, onde na última edição removeu mais de duas toneladas de lixo.

LN/AA

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap