São Vicente: Blue Wax Fest acontece neste final de semana com “alta expectativa” e participação de cerca de 32 atletas – organização

Mindelo, 18 Jul (Inforpress) – O festival de desportos náuticos Blue Wax Fest acontece neste final de semana, no Mindelo, com uma “alta expectativa” de adesão e com a participação de cerca de 32 atletas, sublinhou o mentor do evento, Bob Lima.

A expectativa para este evento, que se realiza entre 20 e 21, na praia do Tupim, no Mindelo, é, segundo este responsável, “bem alta”, tendo em conta a solicitação de pessoas.

“Temos feito uma comunicação forte e acreditamos que a adesão será maior do que no ano passado, que foi a edição zero”, lançou, adiantando a participação limite de 32 atletas, que ainda podem fazer a inscrição, já que esta está aberta até o sábado, dia do início do festival.

O surf será a única modalidade a ser disputada, por agora, e dividirá o palco, conforme a mesma fonte, com diversas actividades, entre estas, as de carácter ambiental, realizadas juntamente com a associação Biosfera 1, que incidem sobre a sensibilização de crianças.

Nas acções ambientais incluem-se ainda a plantação de árvores nas praias de Tupim e Sandy Beach e ainda intervenções artísticas com kiki Lima e Emília Wojcieschowska, também com crianças e utilizando materiais reciclados. Também com este mesmo propósito pede-se às pessoas para levaram pratos, talheres e copos de casa para se evitar o uso de materiais descartáveis.

Passos que o festival quer dar para esta preservação da natureza, que, di-lo Bob Lima, ainda precisa ser feita com as pessoas que deixam lixo nas praias, como no caso de Tupim, mas, assegurou, já esteve “mais longe” de ser interiorizado, disse este responsável, para quem todos que forem para o Blue Wax Fest devem apresentar-se como “agentes do bem”.

Toda esta mensagem vai ser divulgada, ajuntou, fisicamente, e também a através de fotografias e na revista Blue Wax Magazine, que vai ser lançada no evento, assim como o site da marca.

Por outro lado, sempre com a missão de “dinamizar a economia azul, além dos desportos náuticos, vão ser feitos debates “Talks”, com a participação de Djambai Tour e Didi Tartaruga, de São Pedro, para passarem um pouco da sua experiência ligada ao mar.

No domingo, o certame inicia-se, segundo a mesma fonte, com uma sessão de yoga e com o movimento “Maramor”, que pretende fazer “o cabo-verdiano perder o medo e ganhar amor ao mar”.

“São acções que fazemos com crianças e adultos para que fiquem mais instruídos e salvar vidas nalgum momento”, elucidou Bob Lima, adiantando incluírem nesta acção aulas de natação e salvamento aquático.

Blue Wax Fest deve contar com participação de cinco ilhas, São Vicente, São Nicolau, Sal, Boa Vista e Santiago, que permitirão conferir ao festival, acrescentou, um “carácter mais nacional” e fazer mais pessoas a chegarem à praia do Tupim, cuja estrada foi requalificada, no ano passado, permitindo carros sem tracção terem acesso ao recinto balnear.

Quanto aos vencedores, o primeiro lugar irá receber uma prancha da autoria do cabo-verdiano José Lima do Rosário, com design da Zungueira, e que também são os criadores de uma outra prancha, que vai ser sorteada no evento.
Ainda visando a valorização do nacional, concretizou, os vencedores das provas levam para casa troféus feitos de pedras, confeccionados pela Oficina Pica-Pedra.

O segundo lugar será premiado com um cacho de banana- prata vindos directamente de Santo Antão.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap