São Vicente: Arranca no sábado projecto desportivo “Soncent em Moviment” para promover vida saudável (c/áudio)

Mindelo, 19 Jan (Inforpress) – O projecto Soncent em Moviment (São Vicente em Movimento), criado pelo especialista em medicina desportiva Humberto Évora e promovido pela câmara de São Vicente em parceria com o Instituto do Desporto e da Juventude, arranca no próximo sábado.

A informação foi avançada hoje, em conferência de imprensa, no Mindelo, por Humberto Évora, que é também médico do Comité Olímpico Cabo-Verdiano, acompanhado do vereador do desporto da Câmara Municipal de São Vicente, Janísio Neves, e do delegado do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), em São Vicente, Adelino Duarte.

Segundo Humberto Évora, a ideia fundamental do projecto parte do princípio que a actividade física é um protector benéfico da saúde pelo que se deve actuar no âmbito da prevenção seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde, que mostrou evidências suficientes de milhões de pessoas poderão falecer com doenças cardiovasculares, diabetes e outras patologias se não se praticarem actividades físicas.

“Pretendemos fornecer um instrumento para que a actividade física passe a fazer parte do estilo de vida saudável. Vamos tentar fazer um grupo de actividades, por um lado, envolvendo palestras, explicando a forma de fazer actividades físicas, de forma consistente e de acordo com evidências científicas, e, por outro, vamos organizar-nos, em parceria com várias instituições governamentais e não só, para que possamos apoiar a população local para que inicie a sua pratica actividade física”, anunciou o idealizador do projecto.

Assim, explicou, o Soncent em Moviment começa no sábado com uma palestra, em parceria com a Delegacia da Saúde de São Vicente, em que Humberto Évora vai falar sobre os benefícios e dar orientações sobre a prática desportiva e uma nutricionista que vai falar sobre a alimentação saudável aliada ao desporto.

No dia 26, acrescentou, haverá uma feira de saúde na Praça Dom Luís com medição de tensão arterial com apoio da Morabi, da Delegacia de Saúde, das Forças Armadas e da Cruz Vermelha, durante a qual os especialistas vão orientar as pessoas a seguirem com as consultas e a prática de actividade física, de acordo com as necessidades de cada um.

No dia 29 deverá acontecer a parte prática, na qual serão organizados mini festivais de várias modalidades envolvendo associações desportivas, escolas de iniciação desportiva, grupos de caminhada entre outros no parque do Lazareto.

A concentração das pessoas será feita na Praça Estrela, a partir das 08:00 e segue em direcção ao parque do Lazareto para a prática de actividades como ginástica rítmica, futsal, andebol, basquetebol, ginástica acrobática entre outros, conforme anunciou o delegado do IDJ, Adelino Duarte.

Segundo o vereador do desporto da câmara de São Vicente, Janísio Neves, a ideia é realizar este projecto pelo menos duas vezes ao ano na ilha, pelo que, perspectiva-se uma nova edição do Soncent em Moviment “em Junho, altura em que se inicia o Verão”.

CD/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos