São Vicente: “Alcoolismo é uma das principais causas do suicídio” – psicóloga

Mindelo, 10 Out (Inforpress) – A psicóloga da Delegacia de Saúde de São Vicente Denise Lima considerou o alcoolismo “uma das principais causas do suicídio”, que precisa ser combatido, daí o ênfase dado durante esta Semana de Saúde Mental.

O alcoolismo é, segundo a técnica, um “problema sério” de saúde pública também a nível da saúde mental, que tem afectado “muitas pessoas” em Cabo Verde e que “precisa ser combatido”, defendeu, colocando fé que, com a nova Lei do Álcool, se consiga “mitigar” esta problemática.

“O alcoolismo é uma das principais causas do suicídio, porque muitas vezes nos casos que acontecem, ou a pessoa tem dependência, ou então no momento estava sob o efeito do álcool, então é ser preciso acabar com este flagelo”, reiterou.

Denise Lima falava à Inforpress à propósito da comemoração do Dia Internacional da Saúde Mental, assinalado hoje, e da Semana da Saúde Mental, celebrada pela Delegacia de Saúde de São Vicente desde segunda-feira, 07.

Uma semana em que, segundo a mesma fonte, tem-se abordado as preocupações que existem a nível nacional e a nível global relacionados com a saúde mental, comemorado este ano sob o lema “Promoção da saúde e a prevenção do suicídio”.

Conforme a psicóloga são várias as inquietações quanto às doenças de foro mental, primeiramente as características das doenças em si, que trazem “grande sofrimento” para o doente, os familiares e outras pessoas da sua convivência.

E depois, ajuntou, o “estigma e os preconceitos”, que dificultam na procura de tratamento e de ajuda.

“Então estamos a sensibilizar as pessoas para falarmos sobre estas questões, para acabarmos com o tabu, que existe à volta do assunto suicídio, que é multi-factorial e um problema bastante complexo”, asseverou.

A comemoração da semana dedicada à saúde mental iniciou-se na segunda-feira com actividades culturais e ainda exposição de trabalhos artesanais realizados pelos pacientes do Centro de Apoio a Doentes Mentais (CADM) da Câmara Municipal de São Vicente e do Centro de Tratamento Ocupacional (CTO) da Delegacia de Saúde.

De entre as actividades também já realizadas conta-se sessão de cinema com debate com filmes dedicados a esta temática com adolescentes dos liceus, e ainda a cerimónia solene ocorrida no dia de hoje com discussão a apresentação de vários painéis.

O programa prossegue sexta-feira, 11, com um passeio-convívio com os pacientes dos centros e ainda, no sábado, 12, com um torneio de futebol com equipas dos centros, do Hospital Baptista de Sousa, da Delegacia de Saúde de São Vicente e da Escola Salesiana, local do evento, e que tem como entrada um quilograma de alimento, que depois vai reverter-se a favor do CADM e do CTO.

No domingo haverá uma “Caminhada pela saúde”, com percurso delegacia/Laginha/delegacia, em que as comemorações serão encerradas com entrega de brindes e “surpresas” aos participantes.

LN/AA

Inforpress/Fim

 

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap