São Nicolau/Xadrez: Lian Fonseca é o novo campeão regional individual absoluto

Ribeira Brava, 05 Set (Inforpress) – O jovem Lian Fonseca sagrou-se campeão de São Nicolau em xadrez, ao vencer o quinto Campeonato Regional Individual Absoluto (CRIA), que decorreu este fim de semana, na Ribeira Brava, com um total de 4,5 pontos.

Em declarações à Inforpress, Lian Fonseca mostrou-se satisfeito pela conquista do título que vinha almejando já “há algum tempo”.

“É uma sensação gratificante pois há muitos anos que prosseguia a conquista deste campeonato”, declarou o jovem, que avaliou positivamente a competição, destacando a “alta competitividade”, que “deu mais brilho” à sua vitória.

Lian Fonseca sublinhou ainda o facto da modalidade, praticada sobretudo por jovens na ilha, ter  vindo a desenvolver.

O presidente da Associação de Xadrez de São Nicolau, Noel Delgado, fez um balanço positivo desta competição, salientando que o nível de xadrez praticado na ilha tem vindo a aumentar.

“A prova disto é que o campeão foi conhecido apenas na última ronda”, acrescentou.

De acordo com os resultados, Lian Fonseca ficou no primeiro lugar com um total de 4,5 pontos, Márcio dos Santos foi o segundo classificado e Elvis Cosmo em terceiro lugar, ambos com 3,5 pontos.

O evento foi promovido pela Associação de Xadrez de São Nicolau (AXSN) em parceria com a Federação Cabo-verdiana de Xadrez.

O campeão regional vai agora representar a ilha na fase preliminar do campeonato nacional, previsto para o mês de Outubro.

WM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos