• Save

São Nicolau: Plano de contingência para período das chuvas contempla três centros sociais – vereador

Tarrafal de São Nicolau, 17 Jul (Inforpress) – O plano de contingência para o período das chuvas que se avizinha prevê três centros de acolhimento no município do Tarrafal, disse hoje o vereador da Protecção Civil da Câmara Municipal do Tarrafal, Adildo Soares.

Em entrevista à Inforpress, o responsável indicou que o plano, existente desde 2015, foi actualizado, este ano, em conjunto com todos os parceiros, e, identifica três centros sociais como pontos de segurança das populações, para acolher famílias, em caso de emergência: o centro cultural Paulino Vieira, no Tarrafal e os centros sociais de Praia Branca e Ribeira Prata.

“Este ano não apresentamos o plano, porque desde que foi apresentado, anualmente o que nós temos estado a fazer é só actualizá-lo”, afirmou.

Segundo Adildo Soares, para efectivar o plano, a autarquia conta com as parcerias de outras instituições, designadamente Polícia Nacional, Cruz Vermelha e associações locais com as quais mantem contacto, e, conforme salientou, “cada um já sabe o que fazer”.

Avançou ainda que o município do Tarrafal não dispõe ainda de um corpo de bombeiros, conta apenas com a ajuda da Protecção Civil, Cruz Vermelha e de alguns jovens voluntários, que tiveram formação de bombeiros em 2016, e que vão actuar junto de cada zona, formando pequenos núcleos, em caso de necessidade.

O responsável pelo pelouro da Protecção Civil da Câmara Municipal do Tarrafal informou ainda que a edilidade disponibiliza viaturas de gabinete técnico para fazer cobertura fora da cidade.

Lembrou que o município de Tarrafal tem a vantagem de ser pequeno e o plano de contingência abrange “todas as zonas do município” com pontos focais que poderão actuar em caso de alguma eventualidade.

Para o responsável, a única localidade que constitui “preocupação enorme” da edilidade, identificada como zona de alerta, nível laranja, é Fragata por ser uma “zona encravada e sem estrada” e o acesso fica difícil na época das chuvas.

DG/CP

Inforpress/Fim