Ribeira Brava, 01 Mar (Inforpress) – A Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, em parceria com a Associação Bons Amigos Áustria, tem em curso a primeira campanha de castração de cães neste concelho.
Em declarações à Inforpress, a vereadora do pelouro de Saneamento e Ambiente, Dircilene Cabral, avançou que esta campanha de castração vem complementar a de registo e desparasitação da população canina realizada no ano passado.
“É uma reivindicação da população, pois temos um grande problema com cães vadios no concelho, principalmente na cidade do Tarrafal e queremos evitar situações de envenenamentos, como aconteceram há pouco tempo”, afirmou.
Segundo a mesma fonte, a campanha vai abranger todas as localidades do município e espera contar com uma grande adesão dos donos dos animais, tendo a importância da castração para o controlo da população canina.
“Na primeira semana, vamos abranger apenas a cidade, mas já nas próximas semanas vamos deslocar a todas as localidades do município, onde também pretendemos realizar campanhas de sensibilização junto das escolas”, realçou.
Segundo a vereadora, do censo da população canina porta-a-porta realizado em 2019 foram identificados 510 cães, sendo 56% machos e 44% fêmeas, sendo que nesta primeira campanha de castração o objectivo é castrar cerca de 80% deste número.
De acordo com a mesma fonte, o processo está orçado em cerca de dois mil contos, que são suportados em parte pela autarquia e por parceiros locais.
Esta acção, que está a decorrer numa parceria entre a Câmara Municipal do Tarrafal, Associação Bons Amigos Áustria, Ministério de Agricultura e Ambiente e decorre até o dia 11 de Março,
WM/JMV
Inforpress/fim