• Save

São Nicolau: Arrancam actividades para assinalar Dia Internacional de Enfermagem e do Enfermeiro

Tarrafal de São Nicolau, 10 Mai (Inforpress) – As actividades comemorativas do Dia Internacional de Enfermagem e do Enfermeiro, que se celebra no dia 12 de Maio, arrancam, hoje, no município do Tarrafal, iniciativa do enfermeiro-chefe, Pedro da Graça, do hospital de Tarrafal.

As actividades, enquadradas num vasto programa  de actividades para assinalar a efeméride, têm inicio hoje com duas campanhas de limpeza, uma na praia de Compedrada, em parceria com a câmara local, e outra no Centro de Saúde, com o pessoal afecto à saúde.

Para sábado, 11, haverá um torneio de futebol inter-instuticional, nas classes masculinas e femininas, entre Centro de Saúde, Escola Corsino Pedro Azevedo, Lucília Freitas, Electra, Policia, Fabrica Sucla e Câmara Local.

No dia 19, realiza-se uma feira de saúde, ao largo do Cimentinho, para despiste de tensão arterial, HIV, glicemia capilar, medição de índice de massa corporal e educação para saúde, com objectivo de sensibilizar os utentes para um estilo de vida saudável sem riscos para saúde.

No mesmo dia haverá uma marcha/caminhada no trajecto Centro Saúde, João Baptista, Cimentinho, para consciencialização sobre o consumo excessivo do álcool.

Está prevista também a realização de duas palestras, uma na escola Pedro Corsino de Azevedo, destinada a alunos do secundário, sob o tema “Alcoolismo, toxicodependência e tabagismo”, e outra na escola Lucília Freitas, a alunos do ensino básico, sob o tema “Higiene corporal e oral”.

Segundo Pedro Graça, a ideia de fazer estas actividades com enfoque no tema de consciencialização do álcool no município do Tarrafal é porque este tem sido um “problema alarmante” sobretudo nos jovens.

Estas actividades visam alertar as autoridades para o reforço de fiscalização nos bares, restaurantes e quiosques para que se mantenha a proibição de bebidas a menores, com estas medidas, disse, os serviços de saúde “diminuiriam os custos da saúde e haveria menos internamentos devido ao álcool”.

O Dia Internacional de Enfermagem e do Enfermeiro visa homenagear todos os enfermeiros do mundo, nesta ocasião serão entregues diplomas de reconhecimento, num jantar convívio, a três enfermeiros, com mais de 20 anos de carreira, relembrando a importância destes profissionais na prestação de saúde à população local.

O Dia Internacional do Enfermeiro celebra-se a 12 de Maio e foi criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros e a data escolhida remete para o aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.

DG/AA

Inforpress/Fim