São Filipe, 01 Mar (Inforpress) – A câmara de São Filipe, através do seu serviço de saneamento, tem em marcha obras de urbanização da zona de expansão do cemitério de Achada Forca que serve a cidade e toda a zona sul e centro do município.
Os trabalhos consistem na divisão do espaço em quarteirões e com vias calcetadas que permitem a circulação de viaturas e de pedestres que participam do cortejo fúnebre, mas também a organização e alinhamento dos covatos, dando novo visual ao espaço.
A obra da urbanização do cemitério veio na sequência do ordenamento do espaço exterior do cemitério, iniciada na gestão anterior com demarcação de parque de estacionamento de modo a disciplinar o trânsito das viaturas que participam nos funerais.
O projecto de reabilitação dos cemitérios e espaços envolventes tem como base a reorganização dos cemitérios municipais, designadamente na construção de arruamento e alinhamento dos covatos e disciplinar a construção dos mausoléus, introduzir reparação no antigo cemitério de Achada São Filipe em parceria com os privados e familiares e concluir a construção dos parques de estacionamentos para disciplinar o trânsito no local, refere o plano de acção da câmara de São Filipe.
Estas intervenções visam, segundo o documento, melhorar as condições de trânsito nos cemitérios e disciplinar a urbanização e organização dos cemitérios, dando melhor conforto aos familiares dos falecidos em actos fúnebres, ordenar os covatos no interior do cemitério, melhorar a estrada que dá acesso aos cemitérios.
A intervenção prevê ainda reorganizar a iluminação pública no interior do cemitério e no parque de estacionamento, entre outras.
Neste momento a edilidade tem em fase de conclusão a montagem de uma casa de banho removível na parte interna do cemitério, respondendo assim a uma das reivindicações dos munícipes há vários anos.
Com relação à casa de banho removível, o vereador do Ambiente, João José Canuto, disse à Inforpress que a câmara adquiriu três unidades e que as outras duas serão instaladas no campo de treino de Lém e no eco parque de Santa Luzia, nas proximidades do aeródromo de São Filipe.
JR/ZS
Inforpress/Fim