Santo Antão: Licor de leite de cabra pode ser próximo produto de excelência do Planalto Norte – associação

Porto Novo, 04 Abr (Inforpress) – O licor de leite de cabra, que já está a ser produzido no Planalto Norte (Santo Antão), pode vir a ser mais um “produto de excelência” nessa localidade, conhecida pelo famoso queijo, também de leite de cabra.

Quem o admite é  a Associação para a Defesa do Património de Mértola (ADPM), em Portugal, que ministrou uma formação em transformação agro-alimentar para um grupo de mulheres do Planalto Norte, que já produz o licor com base em leite de cabra.

Conforme a ADPM, que trabalha em  Santo Antão há quase duas décadas e um dos principais promotores de projectos comunitários no Planalto Norte, graças à formação, inserida no projecto “No Crê Água” para esse planalto, as mulheres já produzem iguarias como licor e doce de leite de cabra.

Mais de três dezenas de mulheres frequentaram essa acção, que permitiu às formandas descobrir novas formas de transformar, conservar e acrescentar valor aos produtos do Planalto Norte, conhecido mundialmente pelo queijo de leite de cabra cru que produz, com chancela de Património Mundial do Gosto.

O queijo do Planalto Norte tem marcado presença em feiras internacionais, tendo sido, em 2018, galardoado a com a medalha “Slow Cheese Award” pela fundação Slow Food, em Itália,.

A ADPM foi a promotora do projecto de electrificação do Planalto Norte, com base em energias ressonáveis, inaugurado em Janeiro, e está também a promover o projecto “No Crê Água para o desenvolvimento sustentável” dessa localidade, cuja implementação deve ocorrer este ano.

JM/AA

Inforpress/Fim

 

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap