Santo Antão: Jorge Santos exorta municípios a continuar luta pela regionalização

Porto Novo, 15 Jan (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, defendeu hoje, em Santo Antão, a necessidade de se retomar o debate sobre a regionalização em Cabo Verde, exortando os municípios a “continuarem a lutar” para a concretização desse desiderato.

Jorge Santos, que presidiu ao acto de abertura da conferência sobre “Democracia, populismo e estado de direito em África”, promovido no âmbito da Semana da Republica, referiu-se ao poder local como sendo “um dos maiores ganhos da democracia” no arquipélago, por estar mais próxima das populações.

O presidente do parlamento encorajou as autarquias a lutarem por “uma maior autonomia das ilhas”, uma forma, no seu entender, de dar aos municípios a possibilidade de decidirem sobre o seu processo de desenvolvimento, no quadro da “coesão nacional” e uma das vias para se “combater as desigualdades” e “reduzir as assimetrias regionais”.

No caso de Santo Antão, Jorge Santos admite que o poder local tem sido “um exemplo” em “promoção  do desenvolvimento” da ilha, e exortou os autarcas santantonenses a lutarem para que a regionalização seja um realidade em Cabo Verde.

Outra questão de que falou o presidente da Assembleia Nacional é o envolvimento dos jovens nos processos eleitorais em Cabo Verde, tendo lançado um apelo aos partidos políticos para, no quadro dos processo de formação das candidaturas para os próximos ciclos eleitorais, promoverem uma “maior participação” dos jovens na política.

Isso para evitar que, no caso das Legislativas, o parlamento continue a ter um número ínfimo de jovens, segundo Jorge Santos, que informou que dos 72 deputados nacionais, eleitos nas eleições de 2016, apenas três tem menos de 35 anos.

A conferência aberta na cidade do Porto Novo realiza-se no âmbito da 9ª edição da Semana da República, promovida pela Presidência da República, em parceria com a União Europeia e a Câmara Municipal do Porto Novo.

JM/AA

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap