Porto Novo, 28 Fev (Inforpress) – O edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, defendeu hoje a necessidade de se ponderar “muito bem” sobre a sustentabilidade do ensino superior em Cabo Verde, que já dispõe de várias instituições neste nível de ensino.
Aníbal Fonseca, que presidiu ao acto de abertura do fórum sobre as necessidades de formação e investigação no domínio agro-ambiental na região norte do arquipélago, entende que o ensino superior em Cabo Verde enfrenta desafios de sustentabilidade se se atender “à quantidade dos estabelecimentos existentes e à dimensão do País”.
“Se atendermos à dimensão territorial e populacional do País, à descontinuidade territorial e à quantidade de instituições de ensino superior em Cabo Verde, temos de ponderar muito bem sobre a sustentabilidade do sector”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal do Porto Novo.
Contudo, “no contexto das instituições de ensino superior” em Cabo Verde, Aníbal Fonseca vê a UTA “muito bem enquadrada na perspectiva de desenvolvimento” do País, uma vez que incide a sua acção sobre “sectores chave” relacionadass com a economia azul.
Santo Antão sedeia o Instituto Superior das Ciências e Tecnologias Agrarias (ICTA) que representa, no entender deste autarca, “um desígnio antigo dos santantonenses”, criado para “servir Cabo Verde e com vocação para se internacionalizar”.
Reiterou, por isso, “a disponibilidade e vontade” dos municípios de Santo Antão em “cooperar” com a UTA com vista a tornar o ICTA “uma instituição de ensino superior de referência”.
O edil do Porto Novo exortou o ICTA a alargar, já a partir do próximo ano lectivo, o número de cursos (ministra dois actualmente) para que “se possa desenvolver e progredir”, acreditando que o fórum tenha permitido “inventariar áreas de formação que sejam, efectivamente, necessárias, com perfil de formação de saída para todo o Pais”.
O fórum sobre as necessidades de formação e investigação no domínio agro-ambiental na região norte de Cabo Verde foi uma iniciativa do ICTA, que teve o objectivo de auscultar e discutir as necessidades de formação e investigação no domínio agro,ambiental.
O ICTA, aberto em Outubro de 2022, tem a sua sede administrativa na cidade do Porto Novo e, neste primeiro ano de funcionamento, está a ministrar os cursos de agronomia e zootecnia.
JM/HF
Inforpress/Fim