• Save

Santo Antão: Candidatura a património mundial da agricultura tem como trunfos vale do Paul e perímetro Planalto Leste

Porto Novo, 12 Mai (Inforpress) – A candidatura de Santo Antão a património mundial da agricultura, no âmbito dos Sistemas Importantes Agrícolas Património da Humanidade (SIPAM), em fase de preparação, apresenta como “trunfos” o vale do Paul e perímetro florestal do Planalto Leste.

A missão, que está, desde Julho do ano transacto, a preparar o processo de candidatura, é encabeçada pelo Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), que confirma que parte da floresta do Planalto Leste vai ser incluída nessa candidatura, além do vale do Paul.

Os SIPAM são sítios ricos em biodiversidade e recursos genéticos que representa o sustento das populações, apresentando ainda diversidade de paisagens de alto valor estético.

Existem no mundo 37 sítios reconhecidos como património mundial da agricultura, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para e Alimentação Agricultura (FAO), criada durante a cimeira mundial sobre o desenvolvimento sustentável, em 2002.

Entretanto, os municípios de Santo Antão desejam a classificação de toda a ilha como património natural da humanidade.

Os municípios de Santo Antão têm estado a defender a classificação de toda a ilha como património natural da humanidade.

 No quadro do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) de Cabo Verde (2017/2021), O Governo propõe como um dos desafios a promoção de Santo Antão com vista a figurar-se, nos próximos anos, entre as 20 ilhas mais belas do mundo.

JM/CP

Inforpress/Fim